As datas e ordem de apresentação dos trabalhos para os GT's da Semana de Humanidades já estão disponíveis no Blog, na página de trabalhos aprovados.

Mostra de Vídeos - Sinopses


CONFIRA DETALHES DA NOSSA MOSTRA DE VÍDEO DA SEMANA DE HUMANIDADES
DIA 13/03/2013:

O Rebuliço de Renato Caldas na Terra dos Poetas
Sinopse do documentário:
O documentário conta a história do poeta Renato Caldas. A poesia de Renato é marcada pelo falar do homem e da mulher simples do dia-a-dia, do matuto que sabe o que diz, e da valorização da mulher. Como resgate poético, os autores deste documentário mostram a poesia de Renato Caldas como resgate da memória da cidade.
Direção: Ádala Dayane e Jobielson Silva
Duração: 32 minutos

Elizeu Ventania, Rei das Canções 
Sinopse do documentário:

O filme traz um pouco da história do cantor Elizeu Ventania, natural de Martins/RN, considerado um dos maiores tocadores de viola nos últimos tempos. Através de relatos de familiares e lembranças de pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Direção: Leilane Andrade, Pedro Rebouças
Duração: 19 minutos.

Pátria Armada Brasil
Sinopse do documentário:

Durante duas décadas a história deste país foi tingida de sangue. A ditadura militar instaurada em 1964 cerceou as liberdades democráticas e reprimiu os descontentes com muita violência, tortura e morte. Entre aqueles que derramaram suor, lágrimas e sangue, em seu clamor e luta por liberdade, alguns residem hoje em Mossoró, Rio Grande do Norte. Neste vídeo, três deles irão falar sobre o que viram e viveram na Pátria Armada Brasil.
O documentário foi premiado no EXPOCOM Nacional (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação)
Direção: Marbenes Maia
Duração: 22 minutos.

A Mais Bela Voz – Histórias de uma Emoção
Sinopse do documentário:

O documentário constrói em depoimentos e imagens parte da memória oral do concurso de revelação de talentos musicais mais antigo do rádio potiguar, promovido e apresentado pela Rádio Rural de Mossoró, AM 990 Khz. Realizado desde o ano de 1968, tem como objetivo revelar, promover e incentivar jovens artistas a ingressarem no mundo da música. O certame é destinado à cidade de Mossoró e da região Oeste Potiguar e ainda atrai candidatos de outros Estados, como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. É realizado tradicionalmente, no mês de dezembro, dentro dos festejos alusivos a Santa Luzia, padroeira da cidade de Mossoró. O documentário relata momentos de emoções através de depoimentos de pessoas que construíram esta história.
Direção: Graça Oliveira
Duração: 22 minutos.

                                    Duração total dos vídeos: 95 minutos
 DIA 14/03/2013

São Rafael, águas passadas que movem moinhos
Sinopse do documentário:
O documentário produzido pelos estudantes de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conta a história da cidade que há pouco mais de trinta anos foi totalmente inundada pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, por meio da implantação do Projeto Baixo-Açu.
Com duração de 27 minutos, sete personagens conduzem a narrativa documental que faz emergir a história da “atlântida potiguar”, evocada por aqueles que, de fato, viveram o processo de mudança, que tiveram de sair de suas casas e de sua cidade para dar lugar ao progresso.
Direção: André Araújo, Anna Oliveira e Ceiça Guielherme
Duração: 27minutos

Com quantas ave-marias se faz uma santa?
Sinopse do documentário:
O vídeo-documentário, feito no decorrer de um ano, conta, através de depoimentos, a história de uma menina que se perdeu em uma das serras aos arredores da cidade de Florânia, Rio Grande do Norte, e, após vários anos, foi encontrada morta e com o corpo intacto, à sombra de uma árvore. A partir daí surge o mito da Santa Menina.
Direção: Albery Lúcio
Duração: 28minutos

O Circo do Palhaço Facilita
Sinopse do documentário:

A figura do palhaço sempre encantou o menino alagoano José Mariano da Silva que aos 13 anos contrariando seu pai, fugiu com um circo em busca do seu sonho: tornar-se palhaço. No início ele vigiava a cerca, trabalhava na limpeza e vendia pipoca, aos poucos conquistou seu espaço e tornou-se o palhaço Facilita, sendo batizado no picadeiro pelo cantor Luiz Gonzaga. Com o sonho realizado, surgia um novo desafio: ser palhaço do seu próprio circo. Há 38 anos ele leva alegria para a população potiguar, e tem feito parte da infância de várias gerações.
Direção: Erica Lima
Duração: 28minutos


Duração total dos vídeos: 83 minutos

 DIA 15/03/2013:
Encontro com Autores.
Clarice Lispector, Patativa do Assaré, José Lins, Machado de Assis

Local: Sala de vídeo da FAFIC
Coordenação: PETCIS e GECOM
Horário: 17:00 as 18:30hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário