As datas e ordem de apresentação dos trabalhos para os GT's da Semana de Humanidades já estão disponíveis no Blog, na página de trabalhos aprovados.

Trabalhos Aprovados



 
TRABALHOS APROVADOS GT 04
Dia da apresentação
Trabalho
Autores
13/03/2013
A ESTÉTICA DO FEIO NO YOUTUBE PRODUZINDO ALTERIDADES NAS NOVAS MÍDIAS: DO GROTESCO CONVENCIONAL À SUA CARNAVALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DO FEIO
PÂMELLA ROCHELLE ROCHANNE DIAS DE OLIVEIRA
DAIANY FERREIRA DANTAS
13/03/2013
A INDÚSTRIA CULTURAL EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
TÁSSIO RICELLY PINTO DE FARIAS
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
13/03/2013
A MÍDIA E O DISCIPLINAMENTO DO SUJEITO: OS DISCURSOS SOBRE O CORPO NA PÓS-MODERNIDADE
REINALDO ALVES TEIXEIRA

13/03/2013
(DES)INVENTANDO O NORDESTE: JACKSON DO PANDEIRO E A CONSTRUÇÃO DA MÚSICA REGIONAL NORDESTINA NA MÍDIA PARAIBANA EM FINAIS DO SÉCULO XX E INÍCIO DO XXI
LUCILVANA FERREIRA BARROS
13/03/2013
PERSONIFICAÇÃO DO CARNAVAL NO MITO DA GLOBELEZA
BANY NARONDY CABRAL LIMA
DAIANY DANTAS
13/03/2013
OS FESTEJOS DE SANTA LUZIA: UM ESTUDO DO PERFIL E ATUAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA DA PADROEIRA DE MOSSORÓ/RN
FREDERICO DA SILVA JALES
CLÁUDIA REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
Dia da apresentação
Trabalho
Autores
14/03/2013
ANOTAÇÕES PARA UMA VISÃO NÃO-HUMANISTA DAS MÍDIAS DIGITAIS
ANTONINO CONDORELLI
14/03/2013
NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DALVACIR XAVIER DE OLIVEIRA ANDRADE
14/03/2013
NETNOGRAFIA COMO MÉTODO DE PESQUISA NO ESTUDO DE POVOS INDÍGENAS NO CIBERESPAÇO
IZAÍRA THALITA DA SILVA LIMA
JOSÉ GLEBSON VIEIRA
14/03/2013
OS GENÊROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ESPAÇOS WEB
AMÁLYA KALUANNE DA SILVA MARQUES
CLOVIANA CARMONIZA BISPO DA SILVA
14/03/2013
REFRÕES, IMAGENS E POSTAGENS: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR DAS MÚSICAS, REALITY SHOWS E REDES SOCIAIS
CAMILA DE ARAÚJO CARRILHO
ELANE DA SILVA BARBOSA
JOCASTA MARIA OLIVEIRA MORAES
SUÊNIA DE LIMA DUARTE
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
14/03/2013
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SALINAS/MINAS GERAIS
IVANI BARBOSA COSTA
LAUANY MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN VIVIAN MOREIRA DOS ANJOS
Dia da apresentação
Trabalho
Autores
15/03/2013
AGORA SOU DO ROCK – A MODA COMO PRODUTO CULTURAL E FORMA DE COMUNICAÇÃO NO DOSOL MOSSORÓ
EDJA LEMOS FERNANDES
ANTÔNIA SABRINA BEZERRA DA SILVA
15/03/2013
O JORNAL IMPRESSO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA PARA A VIVÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMANA
MOISÉS HENRIQUE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
15/03/2013
PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS NA TV
MARIA SOBERANA DE PAIVA
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
MÁRCIA DE OLIVEIRA PINTO
15/03/2013
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SALINAS/MINAS GERAIS
IVANI BARBOSA COSTA
LAUANY MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN VIVIAN MOREIRA DOS ANJO
15/03/2013
O TORCEDOR E O RADIO
FÁBIO WILLARD DE OLIVERA
FRANCISCO TÁRCIO ARAUJO PEREIRA
FRANCISCO EVERTON HOLANDA MAIA
15/03/2013
DAS MARGENS DO DITO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE UM DISCURSO DE SI: UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO JORNALISTA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN
GEILSON FERNANDES DE OLIVEIRA
MARCÍLIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES

 Professora Márcia de Oliveira Pinto.



GRUPOS DE TRABALHO (GT's)

01 - História, Natureza e Trabalho
Coordenadores:
Ana Cristina Pereira Lima – IFRN
Emy Falcão Maia Neto – UFC

Busca-se com esse grupo de trabalho congregar pesquisadores e propiciar encontros com pessoas e ideias a partir das discussões em torno da relação entre história, natureza e trabalho. Temática crescente e oportuna, no entanto, igualmente escorregadia. Debates sobre espaço, paisagem e território tem despertado interesse também na área de história. Destaca-se a importância de pensar a natureza de forma integrada com a cultura. Não é possível problematizar os rios e esquecer-se das suas pontes, barragens, desvios, canalizações e apropriações – para pesca, consumo, lavagem de roupa etc. O mar, as matas, os campos de dunas e outros, podem ser imaginados em movimento semelhante, mas com suas especificidades, seus agenciamentos e suas dobras. Assim, propõe-se considerar trabalho e natureza de forma relacionada e, quem sabe, fomentar muitos outros encontros.

OBS: A ordem de apresentação dos trabalhos é essa disposta abaixo.


 TRABALHOS APROVADOS GT 01
1 - CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIO RURAL: “POR QUE É QUE A ÁGUA CHEGA E A GENTE TEM QUE SAIR?” 
 (13/03/2013)
ANDREZZA GRAZIELLA VERÍSSIMO PONTES
RAQUEL MARIA RIGOTTO

2 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES TURÍSTICOS: ANÁLISE NA EMPRESA MASTER PASSAGEM E TURISMO EM MOSSORÓ/RN
(13/03/2013)

AMANDA LEITE DA SILVA
CLÁUDIA REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
SAMUEL MOREIRA CHAVES

3 - UM RIO, UMA CIDADE: O RIO GRANJEIRO E A CONSTITUIÇÃO DA CIDADE CRATO/CE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX 
(13/03/2013)

GILMARIA FEITOSA
ANA ISABEL RIBEIRO PARENTE CORTEZ

02 - A produção da subjetividade no cuidado e na educação em saúde.

Coordenadores:

Alcivan Nunes Vieira – UERN
Juliana de Queiroz Veras – UnP


Objetiva-se discutir a produção da subjetividade no âmbito do cuidado e da educação em saúde. Socializar relatos de experiências onde a produção da subjetividade esteja atrelada às práticas de cuidado, de educação e do ensino em saúde. Justifica-se pela necessidade de refletir sobre a relação entre o campo da saúde e a ciência moderna cujos paradigmas estão presentes na formação e na produção do cuidado em saúde. Alguns conceitos, como o de cuidado, sujeito e subjetividade, aparecem no cotidiano da formação e nos serviços de saúde sem uma reflexão que os situe teórica e epistemologicamente. Este esvaziamento conceitual gera lacunas, prevalecendo os sentidos que orientam uma relação que objetifica os sujeitos e suas demandas de cuidado. Este grupo de trabalho pretende ser um espaço de implicação por parte dos sujeitos envolvidos na formação e na produção do cuidado em saúde.

TRABALHOS APROVADOS GT 02


1 - A MULHER E A CULTURA DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES NO AMBIENTE FAMILIAR
(13/03/2013)

CYMARA PATRIZIA COSTA SOUZA
FRANCISCA WIRLANDA DANTAS
MARIA JÚLIA SABINO DA COSTA
MARIA KALÍDIA GOMES PINTO
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ

2 - DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM  
(13/03/2013)

ALCIVAN NUNES VIEIRA
ANTONIO MARCOS TOSLOLI GOMES
LIA CARNEIRO SILVEIRA

3 - ESPAÇO DA PALAVRA
(13/03/2013)

MARIA TEREZA VIEIRA HOLANDA

4 - O CUIDADO NAS ENFERMARIAS DO HUOL/UFRN/RN  
(13/03/2013)

TATIANA LÁVIA SOARES, ASSISTENTE SOCIAL
LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA

5 - O VÍDEO-DOCUMENTÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE AO IDOSO
(13/03/2013)

ELANE DA SILVA BARBOSA
CAMILA DE ARAÚJO CARRILHO
JOCASTA MARIA DE OLIVEIRA MORAIS
KELIANNY PINHEIRO BEZERRA



03 - As novas configurações do rural brasileiro na perspectiva do desenvolvimento territorial. (GT CANCELADO)
Coordenadores:
João Freire Rodrigues – UERN
Aécio Cândido de Sousa – UERN

As transformações em curso na sociedade brasileira apontam para uma nova configuração dos espaços rurais e da sua relação com o urbano, dentro da perspectiva do desenvolvimento territorial. Estas mudanças podem ser percebidas sob a ótica da abordagem teórica da reestruturação do rural, que propõe uma leitura do rural a partir dos processos de reestruturação da economia e da sociedade, nomeadamente aquelas decorridas do processo de globalização. O objetivo do Grupo de Trabalho é reunir pesquisadores e interessados em estudar a configuração do rural brasileiro, particularmente do Rio Grande do Norte, no contexto dos novos, paradigmas tecnológicos e das políticas atuais para o desenvolvimento do território. A temática do GT abrange tanto as mudanças na agricultura quanto as novas formas de trabalhar e viver nos espaços rurais brasileiros, as formas de mobilidade e de proximidade com os espaços urbanos.

04 - Comunicação, Cultura e Sociedade

Coordenadores:

Márcia de Oliveira Pinto – UERN
Jucieude de Lucena Evangelista – UERN

O GT recebe trabalhos que discuta os efeitos culturais das práticas midiáticas, a genealogia da cultura a partir dos meios de comunicação, os usos e apropriações dos meios de comunicação na vida cotidiana, as formas de sociabilidade e de produção de conteúdos midiáticos geradas pelas tecnologias digitais; as interfaces entre a comunicação e outras formas de produção de sentido e o papel social dos meios de comunicação na produção de conhecimento.

TRABALHOS APROVADOS GT 04


1 - A ESTÉTICA DO FEIO NO YOUTUBE PRODUZINDO ALTERIDADES NAS NOVAS MÍDIAS: DO GROTESCO CONVENCIONAL À SUA CARNAVALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DO FEIO
(13/03/2013)

PÂMELLA ROCHELLE ROCHANNE DIAS DE OLIVEIRA
DAIANY FERREIRA DANTAS

2 - A INDÚSTRIA CULTURAL EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
(13/03/2013)

TÁSSIO RICELLY PINTO DE FARIAS
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS

3 - A MÍDIA E O DISCIPLINAMENTO DO SUJEITO: OS DISCURSOS SOBRE O CORPO NA PÓS-MODERNIDADE
(13/03/2013)

REINALDO ALVES TEIXEIRA

4 - AGORA SOU DO ROCK – A MODA COMO PRODUTO CULTURAL E FORMA DE COMUNICAÇÃO NO DOSOL MOSSORÓ
(13/03/2013)

EDJA LEMOS FERNANDES
ANTÔNIA SABRINA BEZERRA DA SILVA

5 - ANOTAÇÕES PARA UMA VISÃO NÃO-HUMANISTA DAS MÍDIAS DIGITAIS
(13/03/2013)

ANTONINO CONDORELLI

6 - (DES)INVENTANDO O NORDESTE: JACKSON DO PANDEIRO E A CONSTRUÇÃO DA MÚSICA REGIONAL NORDESTINA NA MÍDIA PARAIBANA EM FINAIS DO SÉCULO XX E INÍCIO DO XXI  
(13/03/2013)

LUCILVANA FERREIRA BARROS

7 - NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
(14/03/2013)

DALVACIR XAVIER DE OLIVEIRA ANDRADE

8 - NETNOGRAFIA COMO MÉTODO DE PESQUISA NO ESTUDO DE POVOS INDÍGENAS NO CIBERESPAÇO
(14/03/2013)

IZAÍRA THALITA DA SILVA LIMA
JOSÉ GLEBSON VIEIRA

9 - O DIÁLOGO NO DOCUMENTÁRIO: UMA ANÁLISE DO FILME SANTIAGO
(14/03/2013)

ALEXANDRE FERREIRA DOS SANTOS

10 - O JORNAL IMPRESSO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA PARA A VIVÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMANA
(14/03/2013)

MOISÉS HENRIQUE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA

11 - OS FESTEJOS DE SANTA LUZIA: UM ESTUDO DO PERFIL E ATUAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA DA PADROEIRA DE MOSSORÓ/RN
(14/03/2013)

FREDERICO DA SILVA JALES
CLÁUDIA REGINA TAVARES DO NASCIMENTO

12 - OS GENÊROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ESPAÇOS WEB
(14/03/2013)

AMÁLYA KALUANNE DA SILVA MARQUES
CLOVIANA CARMONIZA BISPO DA SILVA

13 - PERSONIFICAÇÃO DO CARNAVAL NO MITO DA GLOBELEZA
(15/03/2013)

BANY NARONDY CABRAL LIMA
DAIANY DANTAS

14 - PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS NA TV
(15/03/2013)

MARIA SOBERANA DE PAIVA
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
MÁRCIA DE OLIVEIRA PINTO

15 - REFRÕES, IMAGENS E POSTAGENS: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR DAS MÚSICAS, REALITY SHOWS E REDES SOCIAIS
(15/03/2013)

CAMILA DE ARAÚJO CARRILHO
ELANE DA SILVA BARBOSA
JOCASTA MARIA OLIVEIRA MORAES
SUÊNIA DE LIMA DUARTE
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA

16 - USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SALINAS/MINAS GERAIS
(15/03/2013)

IVANI BARBOSA COSTA
LAUANY MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN VIVIAN MOREIRA DOS ANJOS

17 - O TORCEDOR E O RADIO
(15/03/2013)

FÁBIO WILLARD DE OLIVERA
FRANCISCO TÁRCIO ARAUJO PEREIRA
FRANCISCO EVERTON HOLANDA MAIA

18 - DAS MARGENS DO DITO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE UM DISCURSO DE SI: UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO JORNALISTA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN
(15/03/2013)

GEILSON FERNANDES DE OLIVEIRA
MARCÍLIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES
 
05 - ENSINO FORMAL/INFORMAL E MEIO AMBIENTE – CONTRIBUIÇÕES
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANIA

Coordenador:

Kelson de Oliveira Silva – UFRN

A Constituição Federal do Brasil, ao consagrar o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como direito do cidadão, estabelece assim, um vínculo entre qualidade ambiental e a cidadania. Para garantir a efetividade desse direito, ficou estabelecido como uma das obrigações do Poder Público, à promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública. Nesse sentido, o objetivo do presente GT é reunir trabalhos acadêmicos que tratem do tema Ensino formal/informal e Meio Ambiente, possibilitando ampliar-se o debate entre Educação Ambiental e sua relação com a cidadania. Considerando-se que o tema ambiental se constitui em conteúdo curricular proposto nos PCN's para o ensino no país, a presente proposta de GT justifica-se como relevante contribuição para as áreas da docência, pesquisa e gestão.


TRABALHOS APROVADOS GT 05


1 - “LUGAR ONDE NASCE O DIA” – GEOPARK ARARIPE
(13/03/2013)

ANTONIO HELTON DA SILVA BARBOSA
CAMILA SAIURY PEREIRA SILVA
MELISSA RAFAELA COSTA PIMENTA

2 - “SEMEANDO HOJE PARA COLHER NO FUTURO”: PRÁTICAS DEEDUCAÇÃO AMBIENTALDESENVOLVIDAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DEPUTADO MANOEL RODRIGUES-VARJOTA-CE
(13/03/2013)

ANTÔNIO ROBERTO SOARES CAVALCANTE
MARIA VÂNIA ABREU PONTES
MARIA VALÉRIA ABREU PONTES

3 - O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO EFETIVADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
(13/03/2013)

JHÉSSICA LUARA ALVES DE LIMA
CARMEM TASSIANY ALVES DE LIMA
JOSÉ NUNES DUARTE JÚNIOR




06 - Espaços citadinos no Rio Grande do Norte (1889-1930)

Coordenadores:

Gabriela Fernandes de Siqueira
Maiara Juliana Gonçalves da Silva

Esse simpósio tem como objetivo discutir trabalhos que problematizem produções sobre as cidades no estado do Rio Grande do Norte. Entendemos que, no início do século XX, com o advento da República, quando os estados adquiriram maior autonomia, as cidades vivenciaram novas dinâmicas, tanto nas relações político-sociais, como nos processos de construções de identidades (sejam locais ou estaduais), culminando com a existência de acordos e disputas. Portanto, esse simpósio abarcará abordagens acerca das estratégias, usos, memórias, representações e sociabilidades que façam referência aos espaços citadinos norte-rio-grandenses na primeira metade do século XX. Serão aceitos trabalhos da área de História e áreas afins, que discutam problemas referentes a aspectos políticos, materiais, sociais e culturais dos recortes espaciais e temporais citados.

TRABALHOS APROVADOS GT 06


1 - A CONTRIBUIÇÃO DA ESPETACULARIZAÇÃO DA CIDADE PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBAN 
(13/03/2013) 

EMILLY JULIANNY DE SOUSA APOLINÁRIO
MADSON EMANUEL DE FREITAS
ROSA MARIA RODRIGUES LOPES

2 - A MODERNIDADE ALCANÇA MOSSORÓ - A POLÍCIA EM FOCO (1870 – 1906)
(13/03/2013)

PEDRO GIL SILVA SANTOS
LEMUEL RODRIGUES DA SILVA

3 - DA IDEALIZAÇÃO À PRÁTICA: ESTUDO DO AFORAMENTO URBANO E O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO BAIRRO CIDADE NOVA (NATAL-RN) NO INÍCIO DO SÉCULO XX
(13/03/2013)

GABRIELA FERNANDES DE SIQUEIRA

4 - OS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE INTELECTUAL NA CIDADE DO NATAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
(13/03/2013)

MAIARA JULIANA GONÇALVES DA SILVA

5 - OS "INDESEJÁVEIS" NA CIDADE: O DISPENSÁRIO DE POBRES SINFRÔNICO BARRETO, NATAL (1925-1929)
(14/03/2013)

FLÁVIA EMANUELLY LIMA RIBEIRO

6 - POR UMA QUESTÃO DE LIMITES: A DISPUTA TERRITORIAL ENTRE OS ESTADOS DO CEARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE NAS PÁGINAS DO JORNAL "O MOSSOROENSE" (1903)
(14/03/2013)

MICARLA NATANA LOPES REBOUÇAS
RAPHAEL ALVES DA COSTA TORRES

7 - RETRATOS DE MOSSORÓ EM PRÁTICAS DISCURSIVAS: EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A CIDADE NO DISCURSO IMAGÉTICO
(14/03/2013)

JAILSON ALVES FILGUEIRA
FRANCISCO PAULO DA SILVA

07 - Estados Unidos, Brasil e América Latina: proximidades, tensões e distanciamentos (GT CANCELADO)
Coordenadores:
Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira - UFRN
Daniel Sousa de Holanda Cavalcante – UFRN



Este simpósio pretende ser um espaço de discussão e debate de múltiplas facetas e experiências das relações entre Estados Unidos, Brasil e América Latina. Dessa forma, o simpósio estará aberto a diferentes trabalhos/pesquisas que se enquadrem no seu tema, tais como: história das relações interamericanas; a política externa dos EUA para a América Latina em geral; política externa brasileira; estudos sobre órgãos de representação do continente americano; relações econômico-comerciais, técnico-científicas e militares; a história das intervenções políticas, econômicas e militares no continente latino-americano; as influências e os contatos historiográficos entre a produção latinoamericanista e a latinoamericana, de um lado, e a brasilianista e a brasileira, de outro; os estudos latino-americanos nos Estados Unidos e no Brasil; os estudos americanos (estadunidenses) no Brasil e na América Latina.

08 - Filosofia, Ciência e Conhecimento

Coordenadores:

Josailton Fernandes de Mendonça - UERN
Adan John Gomes da Silva - UERN

O debate entre Filosofia, Ciência e Conhecimento tem demonstrado, sobretudo, a partir do século XVII, uma variada gama de teses e enfoques. O Grupo de Trabalho proposto tem como objetivo abrir espaço para o exame dessas posições. Nesta perspectiva deseja-se favorecer o diálogo, já muito explorado na literatura filosófica-científica e sempre inesgotável, entre a Filosofia e a Ciência. Assim, o GT propõe agregar trabalhos de Filosofia que tenham implicações diretas para a Ciência, ou ainda trabalhos da Ciência que se beneficiem ou contribuam para algum aspecto da Filosofia. Portanto, investigações em filosofia da ciência, teoria do conhecimento, filosofia da linguagem, lógica, bem como qualquer um contemple a proposta, serão bem vindos.

TRABALHOS APROVADOS GT 08


1 - A LINGUAGEM COMO REPRESENTAÇÃO DO SIMBÓLICO EM CASSIRER
(13/03/2013)
CLOVIANA CARMONIZA BISPO DA SILVA
AMÁLYA KALUANNE DA SILVA MARQUES

2 - AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE EDITH STEIN PARA O SERVIÇO SOCIAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES OU UMA VOLTA AOS FUNDAMENTOS?
(13/03/2013)

LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA

3 - INDUÇÃO: DE MÉTODO A PROBLEMA FILOSÓFICO
(13/03/2013)

ANA MARIA DE CARVALHO BEZERRA
ADAN JOHN GOMES DA SILVA

4 - O PAPEL DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
(13/03/2013)

ADAN JOHN GOMES DA SILVA
 

09 - Filosofia, técnica e arte na época contemporânea
Coordenador:
Kibson Rodrigo Santos da Silva – UFRN

O presente GT tem por objetivo deixar em foco toda a história da Filosofia contemporânea, como também influências anteriores advindas da tradição filosófica, em seus aspectos mais abrangentes e relevantes. Para fazer com que possibilite o surgimento de questões ainda mais atuais sobre a contribuição da Filosofia com toda sua modernização. Justifica-se a contribuição da Filosofia para com o mundo, pois é na repercussão com a vida que podemos encontrar todos aqueles que participam do processo de aprendizado dentro ou fora da academia. Tendo o GT intuito de trazer pesquisas relevantes que nos aproximem de nossa realidade vigente, em que a tecnologia e arte são temas pouco trabalhados, mas de extrema importância para compreendermos o mundo virtualizado e artístico através da Filosofia.

 TRABALHOS APROVADOS GT 09



1 - IDENTIDADE E EMOÇÃO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DA ARTE
(13/03/2013)

JORIANA DE FREITAS PONTES
ANA CARLA DE AZEVEDO SILVA
KIBSON RODRIGO S. DA SILVA

2 - O TOTALITARISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERSPECTIVA DO FILME A LISTA DE SCHINDLER
(13/03/2013)

ANA CLAUDIA OLIVEIRA

3 - A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA SEGUNDO HANS JONAS NA OBRA “PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE”
(13/03/2013)

MIGUÉIAS PASCOAL LIMA DE CARVALHO


4 - MASCULINO E FEMININO: GÊNEROS EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
(13/03/2013)

ELIENE CRISTINA PRAXEDES FERNANDES


 

5 - VERDADE E OBRA DE ARTE: DA INSTRUMENTALIDADE AO INSTRUMENTO

(13/03/2013)




KIBSON RODRIGO SANTOS DA SILVA


10 - Manifestações do Político: abordagens e diálogos contemporâneos

Coordenadores:
Elynaldo Gonçalves Dantas - UFRN
Felipe Tavares de Araújo – UFRN

Entendendo a Política como um campo profícuo de investigações e como algo amplo, que vai além dos estudos do Estado e de grandes personagens, o GT tem por finalidade debater metodologias e conceitos para análise das manifestações do político. Interessam trabalhos que, a partir do diálogo com as ciências humanas, versem sobre o tema em suas diversas abordagens, esquadrinhando sua estruturação, suas práticas geradoras, seus sentidos. Os alvos são as discussões sobre as manifestações do político e sobre os aspectos da nossa sociedade, como o comportamento e as escolhas feitas em certas realidades, as tradições políticas das instituições, as posturas políticas, as representações, ritos e símbolos criados e ressignificados, bem como o impacto da política na cultura social. Isso pode ser manifestado através de periódicos que viram e trataram figuras políticas ou mesmo através da forma como escritores viram a política através de suas obras. O GT colabora assim para o estudo da realidade brasileira através de preocupações contemporâneas. 

 TRABALHOS APROVADOS GT 10



1 - AS UTOPIAS EMANCIPATÓRIAS DE SLAVOJ ŽIŽEK
(13/03/2013)

RODRIGO JOSÉ FERNANDES DE BARROS
JOÃO FREIRE RODRIGUES

2 - DIREITO, JUSTIÇA E LIBERDADE NO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU: O LEGADO E A INFLUÊNCIA DA OBRA
(13/03/2013)

VINICIUS DAVI REINALDO DE MOURA

3 - NAS PÁGINAS D’O ARARIPE: IDEIAS LIBERAIS E PRÁTICAS CONSERVADORAS NO CRATO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
(13/03/2013)

ARTUR BEZERRA DE MORAIS
ANA ISABEL RIBEIRO PARENTE CORTEZ

4 - O DISCURSO DE DEFESA DA TÉCNICA DA AÇUDAGEM COMO RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DAS SECAS NO NORDESTE NA DÉCADA DE 1950
(13/03/2013)

EVERALDO DE OLIVEIRA SILVA
LINDERCY FRANCISCO TOMÉ DE SOUZA LINS

5 - OPOSIÇÃO AO GOVERNO OU AO ESTADO? O PENSAMENTO POLÍTICO DE FHC PÓS-GOVERNO
(14/03/2013)

EMANUEL FREITAS DA SILVA

6 - POLITICAS DE FOMENTO E INCENTIVO A CULTURA: UM ESTUDO DE CASO DO PONTO DE CULTURA DE MAJOR SALES/RN
(14/03/2013)

JOCIVÂNIA FERNANDES DO NASCIMENTO
ROSALVO NOBRE CARNEIRO

7 - VERDADE E MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO BRASIL: DESAFIOS E LIMITES DA COMISSÃO DA VERDADE
(14/03/2013)

MODESTO CORNÉLIO BATISTA NETO
FRANCISCO PAULO DA SILVA

11 - Saúde, educação e sociedade

Coordenadores:

Lorrainy da Cruz Solano - Prefeitura Municipal de Mossoró
Rosangela Diniz Cavalcante – UERN

O objetivo é oportunizar o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas instigando a reflexão acerca das interseções entre os conhecimentos que alicerçam a saúde e educação na sociedade contemporânea. Imersos em um ideário utilitarista, mercantil, egocêntrico, reducionista, excludente e desumanizador hegemônico na sociedade vigente nossas posturas frente a essa realidade têm sido, na maioria das vezes, de reprodução, onde acabamos: míopes, inconscientes, racionalistas, nos deixando aprisionar pelo saber lógico do paradigma predominante. É preciso pensar em saberes e fazeres que busquem um novo paradigma que atravessa a saúde e educação que seja pautado no saber sensível e que aposte em modos de ser/viver plurais, polifônicos, polissêmicos e poéticos comprometidos com o destino da vida e reencantados com a condição humana.

TRABALHOS APROVADOS GT 11


1 - A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM DIÁLOGO TRANSDICIPLINAR 

(13/03/2013)

CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO

2 - A VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O BOM PROFESSOR
(13/03/2013)

MURIELLY PRISCILLY DE MEDEIROS MAIA
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
ANA ALINE MATOS DE MEDEIROS
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES

3 - APRESENTANDO OS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DO SUS NO MERCADO PÚBLICO DA CIDADE DE CAICÓ/RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
(13/03/2013)

MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA SOUSA MELO
LINDA KÁTIA DE OLIVEIRA SALES
REGILENE ALVES PORTELA
ILDONE FORTE DE MORAIS

4 - EFETIVAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VILA DO PRÍNCIPE NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN.
(13/03/2013)

WILLIAM MARCOS DE MELO NÔGA
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
ILDONE FORTE DE MORAIS

5 - ENSINO DE GEOGRAFIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS CEGAS: REFLETINDO SOBRE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E PEDAGÓGICAS NO CAMPUS CENTRAL DA UERN, MOSSORÓ (RN) 
(14/03/2013) 

JOSÉ ERIMAR DOS SANTOS
MIRIAN GURGEL PRAXEDES

6 - ENTRAVES PARA O ACESSO DO HOMEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(14/03/2013) 

MÉRCIO GABRIEL DE ARAUJO
KAIO DAKSON DA SILVA
GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES

7 - I CONFERÊNCIA POPULAR DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO
(14/03/2013) 

JOCASTA MARIA OLIVEIRA MORAIS
ELANE DA SILVA BARBOSA
CAMILA DE ARAÚJO CARRILHO

8 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: HORIZONTES E DESAFIOS
(14/03/2013) 

XIANKARLA DE BRITO FERNANDES PEREIRA
LORRAINY DA CRUZ SOLANO
FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA

9 - GRUPO DE GESTANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
(15/03/2013) 

KÉLIA WENIA DE FREITAS PEREIRA REBOUÇAS
ANTÔNIA AGSLENE AGRIPINO
FÁTIMA RAQUEL ROSADO DE MORAIS

10 - A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: CONCEITOS E PARADIGMAS
(15/03/2013) 

THANÚSIA HENSEL DA CUNHA

11 - SER DOCENTE DE ENFERMAGEM: O ESPELHO DA FORMAÇÃO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
(15/03/2013) 

ANA ALINE MATOS DE MEDEIROS
MURIELLY PRISCILLY DE MEDEIROS MAIA
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
LIZANDRA TALYEZE DE SOUTO COSTA
TATIANE ISABELA DE ARAÚJO

12 - VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DO HOME
(15/03/2013) 

CINTHIA NARA ALVES
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
ILDONE FORTE DE MORAIS
 

12 - Sujeitos, Saberes e Imaginação Poética

Coordenadores:
Karlla Christine Araújo Souza - UERN
Lidiane Alves Cunha - UERN

O propósito, aqui, é congregar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento capazes de fazer dialogar pesquisas, estudos e reflexões em torno da condição do sujeito humano, de suas experiências e ações enquanto intermediárias entre os acontecimentos sociais e culturais bem como suas relações com-os-outros. Nesse contexto, as experiências e as relações interindividuais parecem mais vivas e dão sentidos às lutas dos que querem ser atores e desejam que os outros também o possam ser. Para abraçarmos esse propósito consideramos tanto o universo empírico e cotidiano em que essas coisas acontecem como, também, o universo ficcional, mítico, poético e literário, no qual reencontramos, por meio da imaginação criadora, dimensões da vida, da realidade e da condição do sujeito humano como, por exemplo, a emoção, o amor, a esperança, o sonho, a libertação. É na imaginação poética e literária que a nossa vida deixa de ser inteiramente social e onde superamos o vazio de viver uma vida controlada. É no cruzamento desses dois universos - o cultural e o ficcional, o empírico e o poético – que são tecidos os saberes e práticas que, por sua vez, retroalimentam esses universos. É nesse jogo complexo que os sujeitos são feitos e se (re)fazem, saberes e expressões diversas são engendrados, significados e artefatos são construídos. São os saberes implicados nas múltiplas manifestações artísticas/literárias que são produtos e produtoras de imaginação poética; os saberes que permitem resolver problemas de diferentes ordens: material, utilitária, espiritual, cotidianos; saberes que operam pela lógica da intuição e da sensibilidade; os sabres da tradição; os saberes que constroem conhecimentos a partir dos meios e materiais que se reaproveitam, recriam-se, produzidos por sujeitos que estão imersos em um contexto e dele se aproveitam; saberes que nos legam um rico corpus de construções simbólicas e míticas; enfim, saberes que tratam de um patrimônio comum a todos os indivíduos, mas que foram mantidos no anonimato porque não se encontram dentro dos padrões gerais de uma cultura científica.

 TRABALHOS APROVADOS GT 12



1 - FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE 

(13/03/2013)

HELDER CAVALCANTE CÂMARA
AILTON SIQUEIRA DE SOUZA FONSECA
ADEILTON DIAS ALVES

2 - A POÉTICA DO ESPAÇO: A PAISAGEM DA TERRA DOS CARNAUBAIS POR MEIO DE SEUS POETAS (1965 – 1984) 
(13/03/2013)

ROBERG JANUÁRIO DOS SANTOS

3 - A VIOLÊNCIA: COMO ELA TEM SIDO PENSADA NAS CIENCIAS SOCIAIS 

(13/03/2013)

CLEBIANA DANTAS DA SILVA
ELCIMAR PEREIRA DANTAS

4 - AS DIFERENTES FACES DA POESIA NO FORRÓ 
(13/03/2013)

ALLAN PHABLO DE QUEIROZ
PEDRO AUGUSTO DE QUEIROZ FERREIRA
KARLLA CHRISTINE DE ARAÚJO SOUZA

5 - CENAS, CENÁRIOS, PERSONAGENS: O TEATRO POPULAR E A FORMAÇÃO
HUMANA 
(13/03/2013)

ISADORA INGRID AUGUSTO DA CRUZ
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA

6 - COLETIVO CAMINHOS, COMUNICAÇÃO & CULTURA – REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS E OS SABERES COMPATILHADOS
(13/03/2013)

ANA LUCIA GOMES
EDILEUSA MARTINS DE OLIVEIRA

7 - CORPO VENDIDO, CIDADANIA INCERTA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A NOÇÃO DE CIDADANIA DE GAROTOS DE PROGRAMA QUE SE ANUNCIAM NA INTERNET
(13/03/2013)
GLEIDSON CARLOS XAVIER PEIXOTO

8 - LITERATURA E POESIA: O ENCANTAMENTO DO APRENDIZADO
(14/03/2013)

GILMARA JUVINA DINIZ SILVA
MÁRCIA MARIA DOS SANTOS
LIDIANE ALVES DA CUNHA

9 - NOTAS SOBRE A POESIA CITADINA DA “TERRA DOS POETAS”: EXISTENCIALISMO E AMOR À ASSU  
(14/03/2013)

FRANCISCO CLEITON VIEIRA SILVA DO REGO

10 - O ESPAÇO DOS MORTOS: UMA COMPREENSÃO CONTEMPORÂNEA DA HISTORIOGRAFIA DA MORTE
(14/03/2013)

JANILSON XAVIER DE MESQUITA
EMANUEL PEREIRA BRAZ

11 - O HOMEM E SUA CRIAÇÃO: ITINERÁRIO DE VIDA E OBRA DE MANOEL DE BARROS EM SUAS MEMÓRIAS INVENTADAS.
(14/03/2013)


JAELYCA CAROLINA FERREIRA DE SOUZA
AILTON SIQUEIRA DE SOUZA FONSECA

12 - O JOGO DE AREIA COMO FERRAMENTA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
(14/03/2013)
 
MARIA DAS DÔRES FARIAS RODRIGUES
KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY

13 - SABERES, VIDAS E MEMÓRIAS DA POESIA: UM ESTUDO SOBRE A POESIA DO REPENTE E DA LITERATURA DE CORDEL EM MOSSORÓ E AÇU – RN
(14/03/2013)

DEIVSON MENDES DA SILVA
ALLAN PHABLO DE QUEIROZ
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA


14 - UMA VIAGEM DO INTERIOR DA TERRA AOS CONFINS DO UNIVERSO DESENHADA EM LETRAS: VIDA E OBRA DO CIENTISTA DIVULGADOR LITERÁRIO, RÔMULO ARGENTIÈRE
(15/03/2013)

JULIANA CAVALCANTE BEZERRA SILVA
LINDERCY FRANCISCO TOMÉ DE SOUZA LINS

15 - VIDAS ASFALTADAS
(15/03/2013)

CLEYLTON RODRIGUES DA COSTA
ELCIMAR DANTAS PEREIRA

16 - A POESIA EM SALA DE AULA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO
(15/03/2013)

AMANDA KELLY ALVES SARMENTO ABRANTES
KARLLA CHRISTINE ARAÚJO SOUZA

17 - DIZER A VIDA EM POESIA: REFLEXÃO SOBRE O REPENTE E O CORDEL EM MOSSORÓ/RN
(15/03/2013)

SAMUEL MOREIRA CHAVES
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
THIAGO ROMERO LEITE BARRA  

18 - TÉCNICAS DE SI E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: PRÁTICAS HOMOAFETIVAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
(15/03/2013)

VIVIANA BEZERRA DE MESQUITA
FRANCISCO PAULO DA SILVA

19 - AS BICHAS NO CANDOBLÉ: ESTUDO DA INSERÇÃO HOMOSSEXUAL NOS CULTOS DE CANDOMBLÉ NA CASA DE BENGUÊ NGOLA DJANGA RYALEMBARANGANGA 
(15/03/2013)

DANIELLE MARIA CÂMARA DE LIMA





13 - Memória e Oralidade: usos, fontes e possibilidades

Coordenadores:

Lemuel Rodrigues da Silva – UERN
Marcílio Lima Falcão – UERN

Este grupo temático se propõe a diálogos e problematizações de objetos e sujeitos que compõe o campo das Ciências Humanas no que diz respeito às pesquisas relacionadas à memória e oralidade. Nesse sentido, vale ressaltar a importância que as narrativas orais tem tido nas últimas décadas como fontes de pesquisa para a história social da memória. Assim, o grupo proposto será um espaço aberto às discussões sobre as fontes orais, metodologias e articulações com outros campos do conhecimento que buscam refletir sobre a problemática que envolve história, memória e oralidade, transformando, assim, em profícuo espaço para reflexões sobre o trabalho com fontes pelos historiadores.

 TRABALHOS APROVADOS GT 13



1 - LUGARES DE MEMÓRIA DE MOSSORÓ: ESPAÇOS DE SOCIABILIDADES E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
(13/03/2013)

HÉLIA COSTA MORAIS
FRANCISCA KALIDIANY DE ABRANTES LIMA

2 - PATRIMÔNIO MATERIAL: PRESERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA PRIMEIRA DÉCADA SÉCULO DO XXI NA CIDADE DE MOSSORÓ
(13/03/2013)

MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA
JEOVÁ JONATHAN DA SILVA BARBOSA

3 - TRAÇANDO PERFIS, MEMÓRIAS E ESPAÇOS DE REDEMOCARTIZAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA NO LIVRO TRAÇOS E PERFIS DA OAB/RN DO ADVOGADO CARLOS GOMES
(13/03/2013)

RAFAEL OLIVEIRA DA SILVA


14 - sociedade, educação e meio ambiente



Coordenadores:
Geovânia da Silva Toscano - UFPB
Ligia Valléria de Oliveira Silva - UERN

As últimas décadas do século XX e primeiras décadas do século XXI têm apresentando alguns temas relevantes que envolvem a relação homem, natureza e sociedade as quais sinalizam novas temáticas para serem lançadas aos agentes da sociedade civil, professores e pesquisadores que atuam nas diferentes áreas dos saberes. Este grupo envolverá as investigações e experiências que permeiam os debates entre educação, cidadania, meio ambiente, direitos humanos e saúde procurando colaborar no processo de construção do sujeito em face aos desafios cotidianos na defesa da sua condição humana no mundo em constante mutação. São questões emergentes as quais desafiam o debate público e convidam à abertura de reflexões sobre sociedade, educação e meio ambiente nas suas dimensões social, política e cultural.

TRABALHOS APROVADOS GT 14


1 - A ESCOLA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR 
(14/03/2013) 

ADRIANA APARECIDA DE SOUZA
JOSÉ WILLINGTON GERMANO

2 - ATORES SOCIAIS E POLÍTICA AMBIENTAL URBANA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PELO PRISMA DAS CARTOGRAFIAS SOCIAIS ANALÍTICAS
(14/03/2013)

LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA
CIMONE ROZENDO DE SOUZA

3 - DENÚNCIAS AMBIENTAIS REGISTRADAS NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN NO PERÍODO DE 2011 A 2012
(14/03/2013)

FRANCISCA MARIANA RUFINO DE OLIVEIRA
GEOVÂNIA DA SILVA TOSCANO

4 - ESPAÇO, DIREITOS HUMANOS, MEIO AMBIENTE E SUBJETIVIDADE NOS PERSONAGENS DE “LIXO EXTRAORDINÁRIO” E “ESTAMIRA”.
(14/03/2013)

THALLES CHAVES COSTA
JAQUELINE DE ALMEIDA DANTAS

5 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES TURÍSTICOS: ANÁLISE NA EMPRESA MASTER PASSAGEM E TURISMO EM MOSSORÓ/RN
(14/03/2013)

AMANDA LEITE DA SILVA
CLÁUDIA REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
SAMUEL MOREIRA CHAVES

6 - MEDO E MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL NO ALTO OESTE POTIGUAR-RN
(14/03/2013)

FRANCISCO RINGO STAR PINTO
DR. ROSALVO NOBRE CARNEIRO

7 - PLANEJAMENTO E GESTÃO TURÍSTICA: POLÍTICAS E DESAFIOS FRENTE AO MUNICÍPIO DE CARNAUBAIS
(14/03/2013)

FERNANDA GABRIELA DA SILVA FERREIRA
ROSA MARIA RODRIGUES LOPES
SAMUEL MOREIRA CHAVES

8 - turismo comunitário E desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso do roteiro “do sertão para o mar”
(14/03/2013)

MADSON EMANUEL DE FREITAS
ROSA MARIA RODRIGUES LOPES
EMILLY JULIANNY DE SOUSA APOLINÁRIO

9 - APAE: A INCLUSÃO DO EXCEPCIONAL NO CONTEXTO SOCIAL DE CARAÚBAS 
(14/03/2013) 

ISRAELA MÍRIAM DE MELO
ANDREA LINHARES COSTA
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA

10 - O PROCESSO EDUCATIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO NO CAS-MOSSORÓ
(14/03/2013) 

NATÁLIA DE MORAIS VIANA
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
 


MINICURSOS


Minicurso 1
TITULO: EDUCACÃO JURÍDICA - PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO ENSINO E DA DOGMÁTICA
Proponentes:
Veruska Sayonara de Góis
Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira

Público alvo:
Pesquisadores da área jurídica, pessoas interessadas na temática dos direitos humanos, profissionais e estudantes da área das ciências sociais e humanas e afins.
Resumo: Discutir os fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa em direitos humanos, analisar e debater os desafios contemporâneos do ensino e da dogmática jurídica na realização dos direitos humanos. O estudo da temática da educação jurídica voltada aos direitos humanos justifica-se diante da grande relevância social e teórica das problemáticas que permeiam a efetivação de tais direitos, que exige uma práxis cidadã por parte de sujeitos conscientes de seu papel na concretização daqueles direitos, sendo imprescindível uma formação educacional adequada. Neste contexto, serão feitas reflexões sobre o ensino jurídico universitário e suas carências formativas, além do exame da prática dos tribunais, encarando o discurso da dogmática jurídica sobre os direitos humanos.

Minicurso 2
TITULO: A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS
Proponentes:
Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego
Diana Dayane Amaro de Oliveira Duarte

PÚBLICO-ALVO: Militantes do movimento LGBT, Estudantes à nível de graduação, pós-graduação, do ensino médio, bem como professores do ensino superior e do ensino básico.
RESUMO: A diversidade sexual tem sido pauta de várias discussões em torno de algumas esferas institucionais nos últimos dez anos. Dentre essas instituições encontra-se a escola que tem, dentre diversos outros deveres, a promoção da cidadania. Este minicurso tem como objetivo discutir a importância da construção de um ensino que verse sobre a visibilidade e reconhecimento da diversidade sexual entre a instituição escolar. Além de lançar mão do debate acerca da construção sociológica da categoria de gênero e da sexualidade que permeia as dinâmicas culturais e sociais, e, portanto, também as escolares. Desta forma, o debate sobre o tema se torna uma forte ferramenta para a busca da efetivação e reconhecimento das diversas identidades sexuais, buscando promover metodologias pertinentes a serem adotadas pelos profissionais ao abordar o tema.


Minicurso 3
TITULO: BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E EDGAR MORIN: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO


Proponente:
Francisca Natália da Silva
Maria de Fátima da Silva Melo
Israela Miriam de Melo


PÚBLICO ALVO
Comunidade uerniana e demais interessados pela temática abordada;


Resumo: Este minicurso tem o propósito de apresentar algumas das principais ideias discutidas pelos autores Boaventura de Sousa Santos e Edgar Morin. É possível realizarmos algumas aproximações entre as ideias apresentadas pelos autores. Boaventura descreve e problematiza as ciências exatas e o surgimento das ciências humanas, enfatizando a valoração do conhecimento científico em detrimento ao conhecimento popular. Discutiremos as relações entre conhecimento científico-natural e científico-social, bem como a relevância do conhecimento local e total. Buscaremos nas construções do pensamento de Edgard Morin os eixos pertinentes à educação contemporânea e a ciência, tendo como base o senso comum para construção do pensamento científico.


Minicurso 4


TÍTULO: CIÊNCIA E VALORES


Proponentes:
Josailton Fernandes de Mendonça
Adan John Gomes da Silva


Público Alvo: Professores e Estudantes das ciências naturais e humanas.


Resumo: Uma ideia amplamente difundida afirma que a ciência não serve a nenhum valor especifico. Neste sentido, é dito que a ciência neutra. Por outro lado, é sabido que o modelo de ciência que se estabeleceu a partir do século XVII tem como um dos seus fundamentos a ideia de controle, em particular, a ideia de controle da natureza. E essa ideia está associada ao poder que emergiu com o capitalismo, determinando a geração e a estruturação do conhecimento científico. Neste sentido a tese de que o conhecimento científico é axiologicamente neutro parece ideológico. Sob essa perspectiva o mini-curso tem por objetivo examinar e discutir três questões: 1) entendimento científico e controle; 2) o controle subordinado a valores sociais; 3) ciência considerada livre de valores. Auxilio inestimável na discussão destas questões será o pensamento de Thomas Kuhn e o pensamento de Hugh Lacey.


Minicurso 5
TITULO: DAVID LE BRETON E MICHEL FOUCAULT: DIÁLOGOS SOBRE A SOCIOLOGIA DO CORPO E A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE

Proponentes:
Gleidson Carlos Xavier Peixoto
Natália de Morais Viana
Sonally Albino da Silva

PUBLICO ALVO
Corpo discente da UERN e demais pessoas interessados pela temática abordada.
Resumo: Este minicurso tem a intenção de introduzir os ouvintes em algumas das principais ideias discutidas pelos autores David Le Breton e Michel Foucault em suas obras A sociologia do corpo e A História da Sexualidade – A vontade de saber. David Le Breton sugere que as ações que tecem a trama da vida quotidiana - das mais fúteis ou menos concretas até aquelas que ocorrem na cena pública - envolvem a mediação da corporeidade. Para Foucault, o sexo pertence à regulação das populações, como na reprodução da espécie, no planejamento familiar, no dispêndio e por todos os efeitos globais que induz. Então, nesse sentido, é possível propormos algumas aproximações entre as ideias dos autores que são de grande importância no entendimento do corpo e da sexualidade humana.

Minicurso 6
TITULO: TIRANDO OS DIREITOS HUMANOS DA GAVETA: DESAFIOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Proponentes:
Ana Maria Morais Costa
Geovânia da Silva Toscano
Francisco Augusto Cruz de Araújo


PÚBLICO-ALVO: alunos de graduação, pós-graduação, professores do ensino básico, médio e superior de Sociologia e áreas afins, lideranças comunitárias.
Resumo: Os Direitos Humanos consistem nos direitos e liberdades básicos para todos os seres humanos sem os quais as pessoas não conseguem se desenvolver plenamente e estabelecer uma vida equilibrada em suas comunidades. O estímulo à construção de conhecimento e espaços de diálogo sobre esta temática se tornam relevantes diante de um cenário de ampla lacuna entre as construções teóricas, político e jurídica e a criação de condições reais para a sua efetivação. Desta forma, a implementação destes debates na Universidade se tornaram uma forte estratégia na busca pela efetivação dos Direitos Humanos. O objetivo deste minicurso é traçar a trajetória filosófica, histórica e social pelo qual a luta pela efetivação dos Direitos Humanos se resguardam, discutir acerca da importância da construção de uma cultura de valorização aos Direitos Humanos e refletir sobre da importância deste debate na escola e na universidade.

Minicurso 7

TITULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS NOVOS DESAFIOS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

Proponentes:
Elaine Carvalho de Lima
Érica Priscilla Carvalho de Lima

Público alvo: Estudantes de graduação e/ou pós graduação em educação e áreas afins.
Resumo: Nos últimos anos a Educação a Distância tem se tornado uma modalidade de ensino bastante utilizada, já que esse novo método pode trazer economias de escala em sua implantação se comparado ao ensino convencional. O objetivo do minicurso é apontar alguns fatores que possam elucidar sobre o atual estágio da Educação a Distância no Brasil, no contexto da globalização e das inovações tecnológicas. Como a educação é um dos temas basilares das agendas públicas, esse minicurso se justifica pela relevância de compreender o novo perfil educacional e apontar seus principais desafios. A discussão sobre tal processo de expansão da EaD precisa ser acompanhada da expansão da qualidade efetiva das instituições que oferecem essa modalidade de ensino, de modo que possamos ter em mente, que estamos formando cidadãos que deverão ser inseridos no mundo atual com um maior senso crítico de sua realidade.
Minicurso 8
TÍTULO: O CONTRATUALISMO DE THOMAS HOBBES
Proponente:
Adalberto Ximenes Leitão Filho
Público Alvo: Estudantes e Pesquisadores do Curso de Filosofia e afins.
Resumo: O objetivo do curso é analisar a idéia de contrato social no pensamento político de Thomas Hobbes. Tentaremos entender a sua relação teórica com a justificativa do Estado e com os fundamentos balisares deste: a noção de natureza humana, de estado de natureza, a noção de poder político e representação política, propriedade privada, liberdade e obediência civil. Nosso estudo poderá possibilitar também a compreensão das interpretações clássicas do pensamento hobbesiano, qual sejam, os pressupostos empiristas e mecanicistas, o psicologismo implícito na fundamentação do Estado, do “homem artificial”, e as polêmicas teses de absolutismo político, de individualismo e de utilitarismo moral. Hobbes poder ser considerado o maior filósofo político da idade moderna e o principal representante do contratualismo político clássico. Por abordar os principais temas tratados na teoria política moderna, sua filosofia foi tomada como referência por todos os pensadores posteriores, especialmente pelos seus críticos.

Minicurso 9

TITULO: O SISTEMA SESMARIAL REVISADO: PERSPECTIVAS E ANÁLISES

Proponentes:
Ana Lunara da Silva Morais
Patrícia de Oliveira Dias

Resumo: O presente minicurso tem por finalidade apresentar as cartas de sesmarias como uma possibilidade de fonte para estudos da América portuguesa, entre 1530 e 1822; o contexto histórico da implementação da Lei de sesmarias na América portuguesa; a burocracia do sistema sesmarial; as principais leis que regulamentavam diferentes aspectos a respeito das sesmarias; e por fim, o banco de dados on line de sesmarias, a Plataforma SILB (Sesmarias do Império Luso-Brasileiro), coordenado pela prof.ª Dr.ª Carmen Alveal, do Departamento de História da UFRN. Objetiva-se apresentar a complexidade e ambiguidades do sistema sesmarial; as possibilidades do uso das sesmarias para estudos da América portuguesa; as contribuições que o banco de dados Plataforma SILB oferece acerca da política de doações de sesmarias e de seu uso em pesquisas sobre o período colonial. O minicurso será auxiliado por apresentação de slides, bem como de algumas cartas de sesmarias impressas. 

Minicurso 10
TITULO: ONTOLOGIA, TÉCNICA E ARTE NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER
Proponente:
Kibson Rodrigo Santos da Silva
Público Alvo: estudantes de filosofia e aqueles que interessam-se pela temática de estudos do ser, tecnologia e arte.
Resumo: O presente minicurso pretende trabalhar aspectos da filosofia heideggeriana para propor em nosso século uma visualização e reanalização do pensamento de Heidegger para talvez revolucionar um antigo paradigma sobre as questões que “germinam” na tecnologia e na arte. Como a técnica está consideravelmente ligada a produção e levando em conta que a própria técnica é uma forma de descobrimento e encobrimento do ser torna-se possível continuar a investigação da história ontológica e da interpretação desprendida, em função da realidade e da nossa pretensão do objeto da análise (a técnica) com seu co-pertencimento (a arte). É relevante assim pensar que existe uma certa medida do passado que estabelece uma problemática filosófica na contemporaneidade, e que assim constituirá o encontro do processo de viver em contraposição a um mundo já existente.

Minicurso 11
TITULO: PARTIDOS POLÍTICOS NO RN
Proponente: Andrea Linhares
Público Alvo: Alunos de graduação, pesquisadores, professores, profissionais ligados à mídia e comunicação política e demais interessados.
Resumo: Lima Junior (1983) introduz uma perspectiva teórica e metodológica centrada na ênfase sobre apresentação das especificidades de cada realidade estadual, ou subsistema partidário para compreensão do sistema partidário nacional. Tomando em consideração a escassez de estudos sobre o subsistema partidário do Rio Grande do Norte bem como a importância de fornecer dados e fomentar estudos sobre desempenho de partidos no estado, o minicurso pretende apresentar dados relativos à dinâmica partidária ao longo de dois contextos distintos: de 1966 a 1979 (período bipartidário) e de 1979 a 2002 (retorno ao multipartidarismo). A análise se dará com base na apresentação de dados do TRE-RN relativos ao desempenho dos partidos ao longo das disputas eleitorais majoritárias e proporcionais para as vagas de governador, senador, deputado estadual e deputado federal. 

OFICINAS

Oficina 1

TITULO: ATELIÊ DE PESQUISA

Proponentes:
Lorrainy da Cruz
Rosangela Diniz Cavalcante

Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação

Resumo: O propósito é provocar reflexões sobre os caminhos e descaminhos da pesquisa confluindo para pensar no artesanato intelectual frente às problemáticas da sociedade atual. A pesquisa transita em momentos ímpares da vida acadêmica, cujos movimentos trazem fundamentos necessários à consolidação das profissões como produtores de tecnologias na medida em que as demandas sociais emergem na contemporaneidade. Somem-se a essa curiosidade, a angústia, a inquietação, a alegria, o prazer, a dor, entre outras emoções e sentimentos que instigam o pesquisador a buscar respostas para seus questionamentos. É nesse contexto que propomos a pesquisa como artesanato intelectual como senha para pensar nos desafios que a ciência, tecnologia e educação estão expostos.


Oficina 2
TITULO: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. FUNDAEC: UMA EXPERIÊNCIA EXEMPLAR NA COLÔMBIA

Proponente:
Pedro Arturo Rojas Arenas

Público alvo: Discentes e docentes dos Cursos de Economia, Administração de Empresas, Ciências Sociais, Serviço Social, Agronomia e Comunicação Social

Resumo: Título: Educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Fundaec: uma experiência exemplar na Colômbia. Objetivo: a oficina tem como objetivo avaliar a rica experiência da Fundación para la aplicación y enseñanza de la ciência, FUNDAEC, na Colômbia. Justificativa e relevância: conhecer experiências bem sucedidas de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia local em países da América Latina –como é o caso da Fundaec na Colômbia- resulta de grande interesse para os profissionais que atuam na área, seja através da pesquisa ou projetos de extensão. Os participantes terão uma visão geral dos princípios reitores da Fundação, das atividades e metodologia desenvolvidas e uma resenha histórica a partir da sua criação (1974) até nossos dias.


Oficina 3
TITULO: NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: APENDENDO A TRABALHAR COM O CORDEL

Proponentes:
Amanda Kelly Alves Sarmento Abrantes
Gilmara Juvina Diniz Silva
Isadora Ingrid Augusto da Cruz

Público alvo: Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior, Graduandos e demais profissionais da educação interessados na temática.

Resumo: Buscando discutir acerca da necessidade de novas metodologias para o ensino básico, apresentaremos o cordel como uma ferramenta inovadora, que permite trabalhar com as mais diversas temáticas de forma lúdica e rica em conhecimentos e análise crítica. Utilizaremos, dinâmicas e exercícios práticos, proporcionando aos partipantes maior conhecimento das técnicas necessárias a produção e análise dos versos que constituem os cordéis, viabilizando assim uma prática na cosntrução de poesia rimada. Essa temática faz-se de grande importância para a educação, sobretudo no ensino básico onde tem-se buscado inovar em metodologias, pois pode colaborar, para a utilização do cordel enquanto metodologia, e auxiliar na construção de novas ideias que possam suprir a necessidade de um ensino mais dinâmico e inovador


Oficina 4

TITULO: O USO DE ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA PARA A VIVÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMANA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Proponentes:
Camila de Araújo
Elane da Silva
Moisés Henrique Cavalcanti de Albuquerque

Público alvo: alunos dos cursos de licenciatura e professores.

Resumo: O professor constrói, em sala de aula, com os alunos uma compreensão de ser humano, já que a ação pedagógica se dá numa relação entre sujeitos. No entanto, quando nos voltamos para a sala de aula, percebemos que, por causa da fragmentação do saber em disciplinas e a separação estabelecida entre razão e emoção, na qual a primeira é superestimulada, e a segunda desvalorizada, ocorre dificuldade de nos reconhecermos enquanto ser humano. Então, objetivamos nesta oficina: possibilitar um espaço de reflexão sobre a concepção de ser humano que está sendo vivenciada na sala de aula; apontar a compreensão de condição humana à luz do pensamento complexo como possibilidade, e sugerir estratégias que podem ser utilizadas para vivenciá-la: o jornal impresso, o cinema e a literatura.


Oficina 5
TITULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO AMBIENTAL

Proponentes:
Elaine Carvalho de Lima
Érica Priscilla Carvalho de Lima

Público alvo: Estudantes de graduação e/ou pós graduação e demais interessados sobre a temática

Resumo: Nas últimas décadas, as questões ambientais adquiririam importância crescente nas discussões globais e trouxeram a tona sua relação com o modelo de desenvolvimento urbano, sociedade e meio ambiente. O objetivo dessa oficina é oferecer um espaço para discutir alguns delineamentos ambientais que são de extrema importância quanto à implantação de políticas públicas. Tal oficina se justifica pela crescente magnitude que vem assumindo os problemas ambientais e a ausência de políticas públicas que eliminem ou amenizem tais efeitos sobre a sociedade. Tais políticas são essenciais pelo caráter desordenado do espaço urbano, que cria inúmeros problemas ambientais que estão intrinsecamente relacionados com a forma de produção destes espaços e do modo de apropriação da natureza pela sociedade.