TRABALHOS
APROVADOS GT 04
Dia
da apresentação
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Trabalho
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Autores
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13/03/2013
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A
ESTÉTICA DO FEIO NO YOUTUBE PRODUZINDO ALTERIDADES NAS
NOVAS MÍDIAS: DO GROTESCO CONVENCIONAL À SUA CARNAVALIZAÇÃO E
INDUSTRIALIZAÇÃO DO FEIO
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PÂMELLA
ROCHELLE ROCHANNE DIAS DE OLIVEIRA
DAIANY
FERREIRA DANTAS
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13/03/2013
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A INDÚSTRIA
CULTURAL EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
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TÁSSIO
RICELLY PINTO DE FARIAS
GUILHERME
PAIVA DE CARVALHO MARTINS
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13/03/2013
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A
MÍDIA E O DISCIPLINAMENTO DO SUJEITO: OS DISCURSOS SOBRE O CORPO
NA PÓS-MODERNIDADE
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REINALDO
ALVES TEIXEIRA
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13/03/2013
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(DES)INVENTANDO
O NORDESTE: JACKSON DO PANDEIRO E A CONSTRUÇÃO DA MÚSICA
REGIONAL NORDESTINA NA MÍDIA PARAIBANA EM FINAIS DO SÉCULO XX E
INÍCIO DO XXI
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LUCILVANA
FERREIRA BARROS
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13/03/2013
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PERSONIFICAÇÃO
DO CARNAVAL NO MITO DA GLOBELEZA
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BANY
NARONDY CABRAL LIMA
DAIANY
DANTAS
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13/03/2013
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OS
FESTEJOS DE SANTA LUZIA: UM ESTUDO DO PERFIL E ATUAÇÃO DA
COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA DA PADROEIRA DE MOSSORÓ/RN
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FREDERICO
DA SILVA JALES
CLÁUDIA
REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
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Dia
da apresentação
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Trabalho
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Autores
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14/03/2013
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ANOTAÇÕES
PARA UMA VISÃO NÃO-HUMANISTA DAS MÍDIAS DIGITAIS
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ANTONINO
CONDORELLI
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14/03/2013
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NA
PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
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DALVACIR
XAVIER DE OLIVEIRA ANDRADE
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14/03/2013
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NETNOGRAFIA
COMO MÉTODO DE PESQUISA NO ESTUDO DE POVOS INDÍGENAS NO
CIBERESPAÇO
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IZAÍRA
THALITA DA SILVA LIMA
JOSÉ
GLEBSON VIEIRA
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14/03/2013
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OS
GENÊROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: A PRODUÇÃO
ESCRITA NOS ESPAÇOS WEB
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AMÁLYA
KALUANNE DA SILVA MARQUES
CLOVIANA
CARMONIZA BISPO DA SILVA
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14/03/2013
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REFRÕES,
IMAGENS E POSTAGENS: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A
PARTIR DAS MÚSICAS, REALITY SHOWS E REDES SOCIAIS
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CAMILA
DE ARAÚJO CARRILHO
ELANE
DA SILVA BARBOSA
JOCASTA
MARIA OLIVEIRA MORAES
SUÊNIA
DE LIMA DUARTE
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
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14/03/2013
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USO
DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR
PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE
SALINAS/MINAS GERAIS
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IVANI
BARBOSA COSTA
LAUANY
MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN
VIVIAN MOREIRA DOS ANJOS
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Dia
da apresentação
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Trabalho
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Autores
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15/03/2013
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AGORA
SOU DO ROCK – A MODA COMO PRODUTO CULTURAL E FORMA DE
COMUNICAÇÃO NO DOSOL MOSSORÓ
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EDJA
LEMOS FERNANDES
ANTÔNIA
SABRINA BEZERRA DA SILVA
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15/03/2013
|
O
JORNAL IMPRESSO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA PARA A VIVÊNCIA
DA CONDIÇÃO HUMANA
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MOISÉS
HENRIQUE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
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15/03/2013
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PUBLICIDADE
PARA CRIANÇAS NA TV
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MARIA
SOBERANA DE PAIVA
JUCIEUDE
DE LUCENA EVANGELISTA
MÁRCIA
DE OLIVEIRA PINTO
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15/03/2013
|
USO
DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR
PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE
SALINAS/MINAS GERAIS
|
IVANI
BARBOSA COSTA
LAUANY
MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN
VIVIAN MOREIRA DOS ANJO
|
15/03/2013
|
O
TORCEDOR E O RADIO
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FÁBIO
WILLARD DE OLIVERA
FRANCISCO
TÁRCIO ARAUJO PEREIRA
FRANCISCO
EVERTON HOLANDA MAIA
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15/03/2013
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DAS
MARGENS DO DITO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE UM DISCURSO DE SI:
UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO JORNALISTA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ
- RN
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GEILSON
FERNANDES DE OLIVEIRA
MARCÍLIA
LUZIA GOMES DA COSTA MENDES
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GRUPOS DE TRABALHO (GT's)
01 - História, Natureza e Trabalho
Coordenadores:
Ana Cristina
Pereira Lima – IFRN
Emy Falcão Maia
Neto – UFC
Busca-se com esse
grupo de trabalho congregar pesquisadores e propiciar encontros com
pessoas e ideias a partir das discussões em torno da relação entre
história, natureza e trabalho. Temática crescente e oportuna, no
entanto, igualmente escorregadia. Debates sobre espaço, paisagem e
território tem despertado interesse também na área de história.
Destaca-se a importância de pensar a natureza de forma integrada com
a cultura. Não é possível problematizar os rios e esquecer-se das
suas pontes, barragens, desvios, canalizações e apropriações –
para pesca, consumo, lavagem de roupa etc. O mar, as matas, os campos
de dunas e outros, podem ser imaginados em movimento semelhante, mas
com suas especificidades, seus agenciamentos e suas dobras. Assim,
propõe-se considerar trabalho e natureza de forma relacionada e,
quem sabe, fomentar muitos outros encontros.
OBS: A ordem de apresentação dos trabalhos é essa disposta abaixo.
AMANDA LEITE DA SILVA
GILMARIA FEITOSA
OBS: A ordem de apresentação dos trabalhos é essa disposta abaixo.
TRABALHOS APROVADOS GT 01
1
- CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIO RURAL: “POR
QUE É QUE A ÁGUA CHEGA E A GENTE TEM QUE SAIR?”
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANDREZZA GRAZIELLA
VERÍSSIMO PONTES
RAQUEL MARIA RIGOTTO
2
- GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES TURÍSTICOS: ANÁLISE NA
EMPRESA MASTER PASSAGEM E TURISMO EM MOSSORÓ/RN
(13/03/2013)
(13/03/2013)
AMANDA LEITE DA SILVA
CLÁUDIA
REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
SAMUEL
MOREIRA CHAVES
3 - UM
RIO, UMA CIDADE: O RIO GRANJEIRO E A CONSTITUIÇÃO DA CIDADE
CRATO/CE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
(13/03/2013)
(13/03/2013)
GILMARIA FEITOSA
ANA ISABEL RIBEIRO PARENTE CORTEZ
02 - A
produção da subjetividade no cuidado e na educação em saúde.
Coordenadores:
Alcivan Nunes
Vieira – UERN
Juliana de
Queiroz Veras – UnP
Objetiva-se discutir
a produção da subjetividade no âmbito do cuidado e da educação
em saúde. Socializar relatos de experiências onde a produção da
subjetividade esteja atrelada às práticas de cuidado, de educação
e do ensino em saúde. Justifica-se pela necessidade de refletir
sobre a relação entre o campo da saúde e a ciência moderna cujos
paradigmas estão presentes na formação e na produção do cuidado
em saúde. Alguns conceitos, como o de cuidado, sujeito e
subjetividade, aparecem no cotidiano da formação e nos serviços de
saúde sem uma reflexão que os situe teórica e epistemologicamente.
Este esvaziamento conceitual gera lacunas, prevalecendo os sentidos
que orientam uma relação que objetifica os sujeitos e suas demandas
de cuidado. Este grupo de trabalho pretende ser um espaço de
implicação por parte dos sujeitos envolvidos na formação e na
produção do cuidado em saúde.
TRABALHOS APROVADOS GT 02
TRABALHOS APROVADOS GT 02
1
- A MULHER E A CULTURA DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES NO AMBIENTE
FAMILIAR
(13/03/2013)
(13/03/2013)
CYMARA
PATRIZIA COSTA SOUZA
FRANCISCA
WIRLANDA DANTAS
MARIA
JÚLIA SABINO DA COSTA
MARIA
KALÍDIA GOMES PINTO
JOHNY
CARLOS DE QUEIROZ
2
- DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO EM
ENFERMAGEM
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ALCIVAN
NUNES VIEIRA
ANTONIO
MARCOS TOSLOLI GOMES
LIA
CARNEIRO SILVEIRA
3
- ESPAÇO DA PALAVRA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MARIA
TEREZA VIEIRA HOLANDA
4
- O CUIDADO NAS ENFERMARIAS DO HUOL/UFRN/RN
(13/03/2013)
(13/03/2013)
TATIANA
LÁVIA SOARES, ASSISTENTE SOCIAL
LUAN
GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA
5
- O VÍDEO-DOCUMENTÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O
CUIDADO EM SAÚDE AO IDOSO
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ELANE
DA SILVA BARBOSA
CAMILA
DE ARAÚJO CARRILHO
JOCASTA
MARIA DE OLIVEIRA MORAIS
KELIANNY
PINHEIRO BEZERRA
03
- As novas
configurações do rural brasileiro na perspectiva do desenvolvimento
territorial. (GT CANCELADO)
Coordenadores:
João Freire
Rodrigues – UERN
Aécio Cândido
de Sousa – UERN
As transformações
em curso na sociedade brasileira apontam para uma nova configuração
dos espaços rurais e da sua relação com o urbano, dentro da
perspectiva do desenvolvimento territorial. Estas mudanças podem ser
percebidas sob a ótica da abordagem teórica da reestruturação do
rural, que propõe uma leitura do rural a partir dos processos de
reestruturação da economia e da sociedade, nomeadamente aquelas
decorridas do processo de globalização. O objetivo do Grupo de
Trabalho é reunir pesquisadores e interessados em estudar a
configuração do rural brasileiro, particularmente do Rio Grande do
Norte, no contexto dos novos, paradigmas tecnológicos e das
políticas atuais para o desenvolvimento do território. A temática
do GT abrange tanto as mudanças na agricultura quanto as novas
formas de trabalhar e viver nos espaços rurais brasileiros, as
formas de mobilidade e de proximidade com os espaços urbanos.
04
- Comunicação, Cultura e Sociedade
Coordenadores:
Márcia de
Oliveira Pinto – UERN
Jucieude de
Lucena Evangelista – UERN
O GT recebe
trabalhos que discuta os efeitos culturais das práticas midiáticas,
a genealogia da cultura a partir dos meios de comunicação, os usos
e apropriações dos meios de comunicação na vida cotidiana, as
formas de sociabilidade e de produção de conteúdos midiáticos
geradas pelas tecnologias digitais; as interfaces entre a comunicação
e outras formas de produção de sentido e o papel social dos meios
de comunicação na produção de conhecimento.
TRABALHOS APROVADOS GT 04
TRABALHOS APROVADOS GT 04
1
- A ESTÉTICA DO FEIO NO YOUTUBE PRODUZINDO ALTERIDADES NAS
NOVAS MÍDIAS: DO GROTESCO CONVENCIONAL À SUA CARNAVALIZAÇÃO E
INDUSTRIALIZAÇÃO DO FEIO
(13/03/2013)
(13/03/2013)
PÂMELLA
ROCHELLE ROCHANNE DIAS DE OLIVEIRA
DAIANY
FERREIRA DANTAS
2
- A INDÚSTRIA CULTURAL EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
(13/03/2013)
(13/03/2013)
TÁSSIO
RICELLY PINTO DE FARIAS
GUILHERME
PAIVA DE CARVALHO MARTINS
3 - A MÍDIA E O
DISCIPLINAMENTO DO SUJEITO: OS DISCURSOS SOBRE O CORPO NA
PÓS-MODERNIDADE
(13/03/2013)
(13/03/2013)
REINALDO ALVES TEIXEIRA
4 -
AGORA SOU DO ROCK – A MODA COMO PRODUTO CULTURAL E FORMA DE
COMUNICAÇÃO NO DOSOL MOSSORÓ
(13/03/2013)
(13/03/2013)
EDJA LEMOS FERNANDES
ANTÔNIA SABRINA
BEZERRA DA SILVA
5 - ANOTAÇÕES
PARA UMA VISÃO NÃO-HUMANISTA DAS MÍDIAS DIGITAIS
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANTONINO
CONDORELLI
6
- (DES)INVENTANDO O NORDESTE: JACKSON DO PANDEIRO E A CONSTRUÇÃO DA
MÚSICA REGIONAL NORDESTINA NA MÍDIA PARAIBANA EM FINAIS DO SÉCULO
XX E INÍCIO DO XXI
(13/03/2013)
(13/03/2013)
LUCILVANA FERREIRA
BARROS
7
- NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? REFLEXÃO
SOBRE O ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
(14/03/2013)
(14/03/2013)
DALVACIR XAVIER DE
OLIVEIRA ANDRADE
8
- NETNOGRAFIA COMO MÉTODO DE PESQUISA NO ESTUDO DE POVOS INDÍGENAS
NO CIBERESPAÇO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
IZAÍRA THALITA DA
SILVA LIMA
JOSÉ GLEBSON VIEIRA
9
-
O
DIÁLOGO NO DOCUMENTÁRIO: UMA ANÁLISE DO FILME SANTIAGO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
ALEXANDRE
FERREIRA DOS SANTOS
10
- O
JORNAL IMPRESSO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA PARA A VIVÊNCIA DA
CONDIÇÃO HUMANA
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MOISÉS
HENRIQUE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
11
- OS FESTEJOS DE SANTA LUZIA: UM ESTUDO DO PERFIL E ATUAÇÃO DA
COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA DA PADROEIRA DE MOSSORÓ/RN
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FREDERICO DA SILVA
JALES
CLÁUDIA REGINA
TAVARES DO NASCIMENTO
12
- OS GENÊROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
INTERATIVAS: A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ESPAÇOS WEB
(14/03/2013)
(14/03/2013)
AMÁLYA KALUANNE DA
SILVA MARQUES
CLOVIANA CARMONIZA
BISPO DA SILVA
13 -
PERSONIFICAÇÃO DO CARNAVAL NO MITO DA
GLOBELEZA
(15/03/2013)
(15/03/2013)
BANY
NARONDY CABRAL LIMA
DAIANY
DANTAS
14
-
PUBLICIDADE
PARA CRIANÇAS NA TV
(15/03/2013)
(15/03/2013)
MARIA
SOBERANA DE PAIVA
JUCIEUDE
DE LUCENA EVANGELISTA
MÁRCIA
DE OLIVEIRA PINTO
15
- REFRÕES,
IMAGENS E POSTAGENS: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR
DAS MÚSICAS, REALITY SHOWS E REDES SOCIAIS
(15/03/2013)
(15/03/2013)
CAMILA DE ARAÚJO
CARRILHO
ELANE DA SILVA
BARBOSA
JOCASTA MARIA
OLIVEIRA MORAES
SUÊNIA DE LIMA
DUARTE
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
16
- USO
DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - POR
PROFESSORES E GESTORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE
SALINAS/MINAS GERAIS
(15/03/2013)
(15/03/2013)
IVANI
BARBOSA COSTA
LAUANY
MATOS DE NOVAIS SILVA
HELLEN
VIVIAN MOREIRA DOS ANJOS
17
- O TORCEDOR E O RADIO
(15/03/2013)
(15/03/2013)
FÁBIO WILLARD DE
OLIVERA
FRANCISCO TÁRCIO
ARAUJO PEREIRA
FRANCISCO EVERTON
HOLANDA MAIA
18 -
DAS MARGENS DO DITO À PRODUÇÃO
DE SENTIDOS DE UM DISCURSO DE SI: UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO
JORNALISTA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN
(15/03/2013)
(15/03/2013)
GEILSON FERNANDES DE
OLIVEIRA
MARCÍLIA LUZIA GOMES
DA COSTA MENDES
05 - ENSINO
FORMAL/INFORMAL E MEIO AMBIENTE – CONTRIBUIÇÕES
DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL PARA A CIDADANIA
Coordenador:
Kelson
de Oliveira Silva – UFRN
A
Constituição Federal do Brasil, ao consagrar o Meio Ambiente
ecologicamente
equilibrado como direito do cidadão, estabelece assim, um vínculo
entre qualidade ambiental
e
a cidadania. Para garantir a efetividade desse direito, ficou
estabelecido como uma das obrigações do Poder Público, à promoção
da
Educação
Ambiental
em
todos os níveis de ensino e a conscientização pública. Nesse
sentido, o objetivo do presente GT é reunir trabalhos acadêmicos
que tratem do tema Ensino formal/informal e Meio Ambiente,
possibilitando ampliar-se o debate entre Educação Ambiental e sua
relação com a cidadania. Considerando-se que o tema ambiental se
constitui em conteúdo curricular proposto nos PCN's para o ensino no
país, a presente proposta de GT justifica-se como relevante
contribuição para as áreas da docência, pesquisa e gestão.
TRABALHOS APROVADOS GT 05
1
- “LUGAR ONDE NASCE O DIA” – GEOPARK ARARIPE
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANTONIO
HELTON DA SILVA BARBOSA
CAMILA
SAIURY PEREIRA SILVA
MELISSA
RAFAELA COSTA PIMENTA
2
- “SEMEANDO HOJE PARA COLHER NO FUTURO”: PRÁTICAS DEEDUCAÇÃO
AMBIENTALDESENVOLVIDAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DEPUTADO
MANOEL RODRIGUES-VARJOTA-CE
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANTÔNIO
ROBERTO SOARES CAVALCANTE
MARIA
VÂNIA ABREU PONTES
MARIA
VALÉRIA ABREU PONTES
3
- O DIREITO AO MEIO
AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO EFETIVADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
SOCIOAMBIENTAL
(13/03/2013)
(13/03/2013)
JHÉSSICA
LUARA ALVES DE LIMA
CARMEM
TASSIANY ALVES DE LIMA
JOSÉ
NUNES DUARTE JÚNIOR
06
- Espaços
citadinos no Rio Grande do Norte (1889-1930)
Coordenadores:
Gabriela
Fernandes de Siqueira
Maiara
Juliana Gonçalves da Silva
Esse
simpósio tem como objetivo discutir trabalhos que problematizem
produções sobre as cidades no estado do Rio Grande do Norte.
Entendemos que, no início do século XX, com o advento da República,
quando os estados adquiriram maior autonomia, as cidades vivenciaram
novas dinâmicas, tanto nas relações político-sociais, como nos
processos de construções de identidades (sejam locais ou
estaduais), culminando com a existência de acordos e disputas.
Portanto, esse simpósio abarcará abordagens acerca das estratégias,
usos, memórias, representações e sociabilidades que façam
referência aos espaços citadinos norte-rio-grandenses na primeira
metade do século XX. Serão aceitos trabalhos da área de História
e áreas afins, que discutam problemas referentes a aspectos
políticos, materiais, sociais e culturais dos recortes espaciais e
temporais citados.
TRABALHOS APROVADOS GT 06
TRABALHOS APROVADOS GT 06
1
- A CONTRIBUIÇÃO DA ESPETACULARIZAÇÃO DA CIDADE PARA O PROCESSO
DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBAN
(13/03/2013)
(13/03/2013)
EMILLY
JULIANNY DE SOUSA APOLINÁRIO
MADSON
EMANUEL DE FREITAS
ROSA
MARIA RODRIGUES LOPES
2
- A MODERNIDADE ALCANÇA MOSSORÓ - A POLÍCIA EM FOCO (1870 –
1906)
(13/03/2013)
(13/03/2013)
PEDRO
GIL SILVA SANTOS
LEMUEL
RODRIGUES DA SILVA
3
- DA IDEALIZAÇÃO À PRÁTICA: ESTUDO DO AFORAMENTO URBANO E O
PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO BAIRRO CIDADE NOVA (NATAL-RN) NO INÍCIO DO
SÉCULO XX
(13/03/2013)
(13/03/2013)
GABRIELA
FERNANDES DE SIQUEIRA
4
- OS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE INTELECTUAL NA CIDADE DO NATAL NA
PRIMEIRA REPÚBLICA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MAIARA
JULIANA GONÇALVES DA SILVA
5
- OS "INDESEJÁVEIS" NA CIDADE: O DISPENSÁRIO DE POBRES
SINFRÔNICO BARRETO, NATAL (1925-1929)
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FLÁVIA
EMANUELLY LIMA RIBEIRO
6
- POR UMA QUESTÃO DE LIMITES: A DISPUTA TERRITORIAL ENTRE OS ESTADOS
DO CEARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE NAS PÁGINAS DO JORNAL "O
MOSSOROENSE" (1903)
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MICARLA
NATANA LOPES REBOUÇAS
RAPHAEL
ALVES DA COSTA TORRES
7
- RETRATOS DE MOSSORÓ EM PRÁTICAS DISCURSIVAS: EFEITOS DE SENTIDO
SOBRE A CIDADE NO DISCURSO IMAGÉTICO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JAILSON
ALVES FILGUEIRA
FRANCISCO
PAULO DA SILVA
07 - Estados
Unidos, Brasil e América Latina: proximidades, tensões e
distanciamentos (GT CANCELADO)
Coordenadores:
Henrique
Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira - UFRN
Daniel
Sousa de Holanda Cavalcante – UFRN
Este simpósio
pretende ser um espaço de discussão e debate de múltiplas facetas
e experiências das relações entre Estados Unidos, Brasil e América
Latina. Dessa forma, o simpósio estará aberto a diferentes
trabalhos/pesquisas que se enquadrem no seu tema, tais como: história
das relações interamericanas; a política externa dos EUA para a
América Latina em geral; política externa brasileira; estudos sobre
órgãos de representação do continente americano; relações
econômico-comerciais, técnico-científicas e militares; a história
das intervenções políticas, econômicas e militares no continente
latino-americano; as influências e os contatos historiográficos
entre a produção latinoamericanista e a latinoamericana, de um
lado, e a brasilianista e a brasileira, de outro; os estudos
latino-americanos nos Estados Unidos e no Brasil; os estudos
americanos (estadunidenses) no Brasil e na América Latina.
08 - Filosofia,
Ciência e Conhecimento
Coordenadores:
Josailton
Fernandes de Mendonça - UERN
Adan John Gomes
da Silva - UERN
O debate entre
Filosofia, Ciência e Conhecimento tem demonstrado, sobretudo, a
partir do século XVII, uma variada gama de teses e enfoques. O Grupo
de Trabalho proposto tem como objetivo abrir espaço para o exame
dessas posições. Nesta perspectiva deseja-se favorecer o diálogo,
já muito explorado na literatura filosófica-científica e sempre
inesgotável, entre a Filosofia e a Ciência. Assim, o GT propõe
agregar trabalhos de Filosofia que tenham implicações diretas para
a Ciência, ou ainda trabalhos da Ciência que se beneficiem ou
contribuam para algum aspecto da Filosofia. Portanto, investigações
em filosofia da ciência, teoria do conhecimento, filosofia da
linguagem, lógica, bem como qualquer um contemple a proposta, serão
bem vindos.
TRABALHOS APROVADOS GT 08
TRABALHOS APROVADOS GT 08
1
- A
LINGUAGEM COMO REPRESENTAÇÃO DO SIMBÓLICO EM CASSIRER
(13/03/2013)
(13/03/2013)
CLOVIANA
CARMONIZA BISPO DA SILVA
AMÁLYA
KALUANNE DA SILVA MARQUES
2
- AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE EDITH STEIN PARA O SERVIÇO
SOCIAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES OU UMA VOLTA AOS FUNDAMENTOS?
(13/03/2013)
(13/03/2013)
LUAN
GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA
3
- INDUÇÃO: DE MÉTODO A PROBLEMA FILOSÓFICO
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANA
MARIA DE CARVALHO BEZERRA
ADAN
JOHN GOMES DA SILVA
4
- O
PAPEL DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ADAN
JOHN GOMES DA SILVA
09
- Filosofia, técnica e arte na época contemporânea
Coordenador:
Kibson
Rodrigo Santos da Silva – UFRN
O presente GT tem
por objetivo deixar em foco toda a história da Filosofia
contemporânea, como também influências anteriores advindas da
tradição filosófica, em seus aspectos mais abrangentes e
relevantes. Para fazer com que possibilite o surgimento de questões
ainda mais atuais sobre a contribuição da Filosofia com toda sua
modernização. Justifica-se a contribuição da Filosofia para com o
mundo, pois é na repercussão com a vida que podemos encontrar todos
aqueles que participam do processo de aprendizado dentro ou fora da
academia. Tendo o GT intuito de trazer pesquisas relevantes que nos
aproximem de nossa realidade vigente, em que a tecnologia e arte são
temas pouco trabalhados, mas de extrema importância para
compreendermos o mundo virtualizado e artístico através da
Filosofia.
TRABALHOS APROVADOS GT 09
TRABALHOS APROVADOS GT 09
1 - IDENTIDADE E EMOÇÃO: A
ESCOLA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DA ARTE
(13/03/2013)
(13/03/2013)
JORIANA
DE FREITAS PONTES
ANA
CARLA DE AZEVEDO SILVA
KIBSON
RODRIGO S. DA SILVA
2
- O
TOTALITARISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERSPECTIVA DO FILME A LISTA DE
SCHINDLER
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANA
CLAUDIA OLIVEIRA
3
- A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA SEGUNDO HANS
JONAS NA OBRA “PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE”
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MIGUÉIAS
PASCOAL LIMA DE CARVALHO
4
- MASCULINO E FEMININO: GÊNEROS EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ELIENE
CRISTINA PRAXEDES FERNANDES
5 - VERDADE E OBRA DE ARTE: DA
INSTRUMENTALIDADE AO INSTRUMENTO
(13/03/2013)
(13/03/2013)
KIBSON
RODRIGO SANTOS DA SILVA
10 - Manifestações do Político: abordagens e diálogos contemporâneos
Coordenadores:
Elynaldo
Gonçalves Dantas - UFRN
Felipe Tavares de
Araújo – UFRN
Entendendo a
Política como um campo profícuo de investigações e como algo
amplo, que vai além dos estudos do Estado e de grandes personagens,
o GT tem por finalidade debater metodologias e conceitos para análise
das manifestações do político. Interessam trabalhos que, a partir
do diálogo com as ciências humanas, versem sobre o tema em suas
diversas abordagens, esquadrinhando sua
estruturação, suas práticas geradoras, seus sentidos. Os
alvos são as discussões sobre as manifestações do político e
sobre os aspectos da nossa sociedade, como o comportamento e as
escolhas feitas em certas realidades, as tradições políticas das
instituições, as posturas políticas, as representações, ritos e
símbolos criados e ressignificados, bem como o impacto da política
na cultura social. Isso pode ser manifestado através de periódicos
que viram e trataram figuras políticas ou mesmo através da forma
como escritores viram a política através de suas obras. O GT
colabora assim para o estudo da realidade brasileira através de
preocupações contemporâneas.
TRABALHOS APROVADOS GT 10
TRABALHOS APROVADOS GT 10
1
- AS UTOPIAS EMANCIPATÓRIAS DE SLAVOJ ŽIŽEK
(13/03/2013)
(13/03/2013)
RODRIGO
JOSÉ FERNANDES DE BARROS
JOÃO
FREIRE RODRIGUES
2
- DIREITO, JUSTIÇA E LIBERDADE NO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU: O
LEGADO E A INFLUÊNCIA DA OBRA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
VINICIUS
DAVI REINALDO DE MOURA
3
- NAS
PÁGINAS D’O ARARIPE: IDEIAS LIBERAIS E PRÁTICAS CONSERVADORAS NO
CRATO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ARTUR
BEZERRA DE MORAIS
ANA
ISABEL RIBEIRO PARENTE CORTEZ
4
- O DISCURSO DE DEFESA DA TÉCNICA DA AÇUDAGEM COMO RESOLUÇÃO
DOS PROBLEMAS DAS SECAS NO NORDESTE NA DÉCADA DE 1950
(13/03/2013)
(13/03/2013)
EVERALDO
DE OLIVEIRA SILVA
LINDERCY
FRANCISCO TOMÉ DE SOUZA LINS
5
- OPOSIÇÃO AO GOVERNO OU
AO ESTADO? O PENSAMENTO POLÍTICO DE FHC PÓS-GOVERNO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
EMANUEL
FREITAS DA SILVA
6
- POLITICAS DE FOMENTO E INCENTIVO A CULTURA: UM ESTUDO DE CASO DO
PONTO DE CULTURA DE MAJOR SALES/RN
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JOCIVÂNIA
FERNANDES DO NASCIMENTO
ROSALVO
NOBRE CARNEIRO
7
- VERDADE E
MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO BRASIL: DESAFIOS E LIMITES
DA COMISSÃO DA VERDADE
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MODESTO
CORNÉLIO BATISTA NETO
FRANCISCO
PAULO DA SILVA
11 - Saúde,
educação e sociedade
Coordenadores:
Lorrainy
da Cruz Solano - Prefeitura Municipal de Mossoró
Rosangela
Diniz Cavalcante – UERN
O objetivo é
oportunizar o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas
instigando a reflexão acerca das interseções entre os
conhecimentos que alicerçam a saúde e educação na sociedade
contemporânea. Imersos em um ideário utilitarista, mercantil,
egocêntrico, reducionista, excludente e desumanizador hegemônico na
sociedade vigente nossas posturas frente a essa realidade têm sido,
na maioria das vezes, de reprodução, onde acabamos: míopes,
inconscientes, racionalistas, nos deixando aprisionar pelo saber
lógico do paradigma predominante. É preciso pensar em saberes e
fazeres que busquem um novo paradigma que atravessa a saúde e
educação que seja pautado no saber sensível e que aposte em modos
de ser/viver plurais, polifônicos, polissêmicos e poéticos
comprometidos com o destino da vida e reencantados com a condição
humana.
TRABALHOS APROVADOS GT 11
TRABALHOS APROVADOS GT 11
1 - A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM DIÁLOGO TRANSDICIPLINAR
(13/03/2013)
(13/03/2013)
CECÍLIA
NOGUEIRA VALENÇA
ANA
DULCE BATISTA DOS SANTOS
RAIMUNDA
MEDEIROS GERMANO
2
- A
VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O BOM PROFESSOR
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MURIELLY
PRISCILLY DE MEDEIROS MAIA
CECÍLIA
NOGUEIRA VALENÇA
ANA
ALINE MATOS DE MEDEIROS
LINDA
KÁTIA OLIVEIRA SALES
3
- APRESENTANDO OS
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DO SUS NO MERCADO PÚBLICO DA CIDADE
DE CAICÓ/RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MARIA
DA CONCEIÇÃO DA SILVA SOUSA MELO
LINDA
KÁTIA DE OLIVEIRA SALES
REGILENE
ALVES PORTELA
ILDONE
FORTE DE MORAIS
4
- EFETIVAÇÃO DA
CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
VILA DO PRÍNCIPE NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN.
(13/03/2013)
(13/03/2013)
WILLIAM
MARCOS DE MELO NÔGA
LINDA
KÁTIA OLIVEIRA SALES
CECÍLIA
NOGUEIRA VALENÇA
ILDONE
FORTE DE MORAIS
5
- ENSINO DE
GEOGRAFIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS CEGAS: REFLETINDO SOBRE
BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E PEDAGÓGICAS NO CAMPUS CENTRAL DA UERN,
MOSSORÓ (RN)
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JOSÉ
ERIMAR DOS SANTOS
MIRIAN
GURGEL PRAXEDES
6
- ENTRAVES PARA O ACESSO DO HOMEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MÉRCIO
GABRIEL DE ARAUJO
KAIO
DAKSON DA SILVA
GLEYCE
ANY FREIRE DE LIMA
LINDA
KÁTIA OLIVEIRA SALES
7
- I CONFERÊNCIA POPULAR DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA
ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JOCASTA
MARIA OLIVEIRA MORAIS
ELANE
DA SILVA BARBOSA
CAMILA
DE ARAÚJO CARRILHO
8
- PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: HORIZONTES E DESAFIOS
(14/03/2013)
(14/03/2013)
XIANKARLA
DE BRITO FERNANDES PEREIRA
LORRAINY
DA CRUZ SOLANO
FRANCISCO
ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
9
- GRUPO DE GESTANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
(15/03/2013)
(15/03/2013)
KÉLIA
WENIA DE FREITAS PEREIRA REBOUÇAS
ANTÔNIA
AGSLENE AGRIPINO
FÁTIMA
RAQUEL ROSADO DE MORAIS
10
- A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA: CONCEITOS E
PARADIGMAS
(15/03/2013)
(15/03/2013)
THANÚSIA
HENSEL DA CUNHA
11
- SER
DOCENTE DE ENFERMAGEM: O ESPELHO DA FORMAÇÃO PARA O SISTEMA ÚNICO
DE SAÚDE
(15/03/2013)
(15/03/2013)
ANA
ALINE MATOS DE MEDEIROS
MURIELLY
PRISCILLY DE MEDEIROS MAIA
CECÍLIA
NOGUEIRA VALENÇA
LINDA
KÁTIA OLIVEIRA SALES
LIZANDRA
TALYEZE DE SOUTO COSTA
TATIANE
ISABELA DE ARAÚJO
12
- VIVÊNCIAS DE
ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À
SAÚDE DO HOME
(15/03/2013)
(15/03/2013)
CINTHIA
NARA ALVES
LINDA
KÁTIA OLIVEIRA SALES
ILDONE
FORTE DE MORAIS
12
- Sujeitos, Saberes e Imaginação Poética
Coordenadores:
Karlla
Christine Araújo Souza - UERN
Lidiane
Alves Cunha - UERN
O propósito, aqui,
é congregar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento capazes
de fazer dialogar pesquisas, estudos e reflexões em torno da
condição do sujeito humano, de suas experiências e ações
enquanto intermediárias entre os acontecimentos sociais e culturais
bem como suas relações com-os-outros. Nesse contexto, as
experiências e as relações interindividuais parecem mais vivas e
dão sentidos às lutas dos que querem ser atores e desejam que os
outros também o possam ser. Para abraçarmos esse propósito
consideramos tanto o universo empírico e cotidiano em que essas
coisas acontecem como, também, o universo ficcional, mítico,
poético e literário, no qual reencontramos, por meio da imaginação
criadora, dimensões da vida, da realidade e da condição do sujeito
humano como, por exemplo, a emoção, o amor, a esperança, o sonho,
a libertação. É na imaginação poética e literária que a nossa
vida deixa de ser inteiramente social e onde superamos o vazio de
viver uma vida controlada. É no cruzamento desses dois universos - o
cultural e o ficcional, o empírico e o poético – que são tecidos
os saberes e práticas que, por sua vez, retroalimentam esses
universos. É nesse jogo complexo que os sujeitos são feitos e se
(re)fazem, saberes e expressões diversas são engendrados,
significados e artefatos são construídos. São os saberes
implicados nas múltiplas manifestações artísticas/literárias que
são produtos e produtoras de imaginação poética; os saberes que
permitem resolver problemas de diferentes ordens: material,
utilitária, espiritual, cotidianos; saberes que operam pela lógica
da intuição e da sensibilidade; os sabres da tradição; os saberes
que constroem conhecimentos a partir dos meios e materiais que se
reaproveitam, recriam-se, produzidos por sujeitos que estão imersos
em um contexto e dele se aproveitam; saberes que nos legam um rico
corpus de construções simbólicas e míticas; enfim, saberes
que tratam de um patrimônio comum a todos os indivíduos, mas que
foram mantidos no anonimato porque não se encontram dentro dos
padrões gerais de uma cultura científica.
TRABALHOS APROVADOS GT 12
TRABALHOS APROVADOS GT 12
1
- FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
(13/03/2013)
(13/03/2013)
HELDER
CAVALCANTE CÂMARA
AILTON
SIQUEIRA DE SOUZA FONSECA
ADEILTON
DIAS ALVES
2
- A POÉTICA
DO ESPAÇO: A PAISAGEM DA TERRA DOS CARNAUBAIS POR MEIO DE SEUS
POETAS (1965 – 1984)
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ROBERG
JANUÁRIO DOS SANTOS
3
- A VIOLÊNCIA: COMO ELA TEM SIDO PENSADA NAS
CIENCIAS SOCIAIS
(13/03/2013)
(13/03/2013)
CLEBIANA
DANTAS DA SILVA
ELCIMAR
PEREIRA DANTAS
4
- AS DIFERENTES FACES DA POESIA NO FORRÓ
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ALLAN
PHABLO DE QUEIROZ
PEDRO
AUGUSTO DE QUEIROZ FERREIRA
KARLLA
CHRISTINE DE ARAÚJO SOUZA
5
- CENAS, CENÁRIOS, PERSONAGENS: O TEATRO POPULAR E A FORMAÇÃO
HUMANA
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ISADORA
INGRID AUGUSTO DA CRUZ
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
6
- COLETIVO CAMINHOS, COMUNICAÇÃO & CULTURA – REFLEXÕES SOBRE
OS PROJETOS E OS SABERES COMPATILHADOS
(13/03/2013)
(13/03/2013)
ANA LUCIA GOMES
EDILEUSA
MARTINS DE OLIVEIRA
7
- CORPO VENDIDO, CIDADANIA INCERTA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A NOÇÃO
DE CIDADANIA DE GAROTOS DE PROGRAMA QUE SE ANUNCIAM NA INTERNET
(13/03/2013)
(13/03/2013)
GLEIDSON
CARLOS XAVIER PEIXOTO
8
- LITERATURA E POESIA: O ENCANTAMENTO DO APRENDIZADO
(14/03/2013)
(14/03/2013)
GILMARA
JUVINA DINIZ SILVA
MÁRCIA
MARIA DOS SANTOS
LIDIANE
ALVES DA CUNHA
9
- NOTAS SOBRE A POESIA CITADINA DA “TERRA DOS POETAS”:
EXISTENCIALISMO E AMOR À ASSU
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FRANCISCO CLEITON VIEIRA SILVA DO REGO
10
- O
ESPAÇO DOS MORTOS: UMA COMPREENSÃO CONTEMPORÂNEA DA HISTORIOGRAFIA
DA MORTE
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JANILSON
XAVIER DE MESQUITA
EMANUEL
PEREIRA BRAZ
11
- O HOMEM E SUA CRIAÇÃO: ITINERÁRIO DE VIDA E OBRA DE
MANOEL DE BARROS EM SUAS MEMÓRIAS INVENTADAS.
(14/03/2013)
(14/03/2013)
JAELYCA
CAROLINA FERREIRA DE SOUZA
AILTON
SIQUEIRA DE SOUZA FONSECA
12
- O JOGO DE AREIA COMO
FERRAMENTA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MARIA
DAS DÔRES FARIAS RODRIGUES
KARLA
ROSANE DO AMARAL DEMOLY
13
- SABERES, VIDAS E MEMÓRIAS DA POESIA: UM ESTUDO SOBRE A POESIA DO
REPENTE E DA LITERATURA DE CORDEL EM MOSSORÓ E AÇU – RN
(14/03/2013)
(14/03/2013)
DEIVSON
MENDES DA SILVA
ALLAN
PHABLO DE QUEIROZ
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
JUCIEUDE
DE LUCENA EVANGELISTA
14
- UMA VIAGEM DO INTERIOR
DA TERRA AOS CONFINS DO UNIVERSO DESENHADA EM LETRAS: VIDA E OBRA DO
CIENTISTA DIVULGADOR LITERÁRIO, RÔMULO ARGENTIÈRE
(15/03/2013)
(15/03/2013)
JULIANA
CAVALCANTE BEZERRA SILVA
LINDERCY
FRANCISCO TOMÉ DE SOUZA LINS
15
- VIDAS ASFALTADAS
(15/03/2013)
(15/03/2013)
CLEYLTON
RODRIGUES DA COSTA
ELCIMAR
DANTAS PEREIRA
16
- A POESIA EM SALA DE AULA: O
CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO
(15/03/2013)
(15/03/2013)
AMANDA
KELLY ALVES SARMENTO ABRANTES
KARLLA
CHRISTINE ARAÚJO SOUZA
17 - DIZER A VIDA EM POESIA: REFLEXÃO SOBRE O REPENTE E O CORDEL EM MOSSORÓ/RN
(15/03/2013)
SAMUEL MOREIRA CHAVES
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
THIAGO ROMERO LEITE BARRA
18 - TÉCNICAS DE SI E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: PRÁTICAS HOMOAFETIVAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
(15/03/2013)
VIVIANA BEZERRA DE MESQUITA
FRANCISCO PAULO DA SILVA
19 - AS BICHAS NO CANDOBLÉ: ESTUDO DA INSERÇÃO HOMOSSEXUAL NOS CULTOS DE CANDOMBLÉ NA CASA DE BENGUÊ NGOLA DJANGA RYALEMBARANGANGA
(15/03/2013)
DANIELLE MARIA CÂMARA DE LIMA
17 - DIZER A VIDA EM POESIA: REFLEXÃO SOBRE O REPENTE E O CORDEL EM MOSSORÓ/RN
(15/03/2013)
SAMUEL MOREIRA CHAVES
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
THIAGO ROMERO LEITE BARRA
18 - TÉCNICAS DE SI E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: PRÁTICAS HOMOAFETIVAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
(15/03/2013)
VIVIANA BEZERRA DE MESQUITA
FRANCISCO PAULO DA SILVA
19 - AS BICHAS NO CANDOBLÉ: ESTUDO DA INSERÇÃO HOMOSSEXUAL NOS CULTOS DE CANDOMBLÉ NA CASA DE BENGUÊ NGOLA DJANGA RYALEMBARANGANGA
(15/03/2013)
DANIELLE MARIA CÂMARA DE LIMA
13
- Memória e Oralidade: usos, fontes e possibilidades
Coordenadores:
Lemuel
Rodrigues da Silva – UERN
Marcílio
Lima Falcão – UERN
Este grupo temático
se propõe a diálogos e problematizações de objetos e sujeitos que
compõe o campo das Ciências Humanas no que diz respeito às
pesquisas relacionadas à memória e oralidade. Nesse sentido, vale
ressaltar a importância que as narrativas orais tem tido nas últimas
décadas como fontes de pesquisa para a história social da memória.
Assim, o grupo proposto será um espaço aberto às discussões sobre
as fontes orais, metodologias e articulações com outros campos do
conhecimento que buscam refletir sobre a problemática que envolve
história, memória e oralidade, transformando, assim, em profícuo
espaço para reflexões sobre o trabalho com fontes pelos
historiadores.
TRABALHOS APROVADOS GT 13
TRABALHOS APROVADOS GT 13
1
- LUGARES DE MEMÓRIA DE MOSSORÓ: ESPAÇOS DE SOCIABILIDADES E
CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
(13/03/2013)
(13/03/2013)
HÉLIA
COSTA MORAIS
FRANCISCA
KALIDIANY DE ABRANTES LIMA
2
- PATRIMÔNIO MATERIAL: PRESERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA
PRIMEIRA DÉCADA SÉCULO DO XXI NA CIDADE DE MOSSORÓ
(13/03/2013)
(13/03/2013)
MAURO
ANTONIO DE OLIVEIRA
JEOVÁ
JONATHAN DA SILVA BARBOSA
3
- TRAÇANDO PERFIS, MEMÓRIAS E ESPAÇOS DE REDEMOCARTIZAÇÃO: A
CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA NO LIVRO TRAÇOS E PERFIS DA
OAB/RN DO ADVOGADO CARLOS GOMES
(13/03/2013)
(13/03/2013)
RAFAEL
OLIVEIRA DA SILVA
14
- sociedade,
educação e meio ambiente
Coordenadores:
Geovânia
da Silva Toscano - UFPB
Ligia Valléria
de Oliveira Silva - UERN
As últimas décadas
do século XX e primeiras décadas do século XXI têm apresentando
alguns temas relevantes que envolvem a relação homem, natureza e
sociedade as quais sinalizam novas temáticas para serem lançadas
aos agentes da sociedade civil, professores e pesquisadores que atuam
nas diferentes áreas dos saberes. Este grupo envolverá as
investigações e experiências que permeiam os debates entre
educação, cidadania, meio ambiente, direitos humanos e saúde
procurando colaborar no processo de construção do sujeito em face
aos desafios cotidianos na defesa da sua condição humana no mundo
em constante mutação. São questões emergentes as quais
desafiam o debate público e convidam à abertura de reflexões sobre
sociedade, educação e meio ambiente nas suas
dimensões social, política e cultural.
TRABALHOS APROVADOS GT 14
MINICURSOS
TRABALHOS APROVADOS GT 14
1
- A ESCOLA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA
INTRAFAMILIAR
(14/03/2013)
(14/03/2013)
ADRIANA
APARECIDA DE SOUZA
JOSÉ
WILLINGTON GERMANO
2
- ATORES SOCIAIS E
POLÍTICA AMBIENTAL URBANA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PELO PRISMA
DAS CARTOGRAFIAS SOCIAIS ANALÍTICAS
(14/03/2013)
(14/03/2013)
LUAN
GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA
CIMONE
ROZENDO DE SOUZA
3
- DENÚNCIAS AMBIENTAIS
REGISTRADAS NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN NO PERÍODO DE 2011 A
2012
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FRANCISCA
MARIANA RUFINO DE OLIVEIRA
GEOVÂNIA
DA SILVA TOSCANO
4
- ESPAÇO, DIREITOS HUMANOS, MEIO AMBIENTE E SUBJETIVIDADE NOS
PERSONAGENS DE “LIXO EXTRAORDINÁRIO” E “ESTAMIRA”.
(14/03/2013)
(14/03/2013)
THALLES
CHAVES COSTA
JAQUELINE
DE ALMEIDA DANTAS
5
-
GESTÃO
ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES TURÍSTICOS: ANÁLISE NA EMPRESA MASTER
PASSAGEM E TURISMO EM MOSSORÓ/RN
(14/03/2013)
(14/03/2013)
AMANDA
LEITE DA SILVA
CLÁUDIA
REGINA TAVARES DO NASCIMENTO
SAMUEL
MOREIRA CHAVES
6
- MEDO E MEIO
TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL NO ALTO OESTE POTIGUAR-RN
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FRANCISCO
RINGO STAR PINTO
DR.
ROSALVO NOBRE CARNEIRO
7
- PLANEJAMENTO E GESTÃO TURÍSTICA: POLÍTICAS E
DESAFIOS FRENTE AO MUNICÍPIO DE CARNAUBAIS
(14/03/2013)
(14/03/2013)
FERNANDA
GABRIELA DA SILVA FERREIRA
ROSA
MARIA RODRIGUES LOPES
SAMUEL
MOREIRA CHAVES
8
- turismo
comunitário E desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso do
roteiro “do sertão para o mar”
(14/03/2013)
(14/03/2013)
MADSON
EMANUEL DE FREITAS
ROSA
MARIA RODRIGUES LOPES
EMILLY
JULIANNY DE SOUSA APOLINÁRIO
9
- APAE:
A INCLUSÃO DO EXCEPCIONAL NO CONTEXTO SOCIAL DE CARAÚBAS
(14/03/2013)
(14/03/2013)
ISRAELA
MÍRIAM DE MELO
ANDREA
LINHARES COSTA
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
10
-
O
PROCESSO EDUCATIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO NO CAS-MOSSORÓ
(14/03/2013)
(14/03/2013)
NATÁLIA
DE MORAIS VIANA
AILTON
SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
MINICURSOS
Minicurso 1
TITULO: EDUCACÃO
JURÍDICA - PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DO ENSINO E DA DOGMÁTICA
Proponentes:
Veruska
Sayonara de Góis
Ramon
Rebouças Nolasco de Oliveira
Público alvo:
Pesquisadores
da área jurídica, pessoas interessadas na temática dos direitos
humanos, profissionais e estudantes da área das ciências sociais e
humanas e afins.
Resumo: Discutir
os fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa em direitos
humanos, analisar e debater os desafios contemporâneos do ensino e
da dogmática jurídica na realização dos direitos humanos. O
estudo da temática da educação jurídica voltada aos direitos
humanos justifica-se diante da grande relevância social e teórica
das problemáticas que permeiam a efetivação de tais direitos, que
exige uma práxis cidadã por parte de sujeitos conscientes de seu
papel na concretização daqueles direitos, sendo imprescindível uma
formação educacional adequada. Neste contexto, serão feitas
reflexões sobre o ensino jurídico universitário e suas carências
formativas, além do exame da prática dos tribunais, encarando o
discurso da dogmática jurídica sobre os direitos humanos.
Minicurso 2
TITULO: A PROBLEMÁTICA
DO RECONHECIMENTO ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS
Proponentes:
Francisco
Cleiton Vieira Silva do Rego
Diana
Dayane Amaro de Oliveira Duarte
PÚBLICO-ALVO:
Militantes do movimento LGBT, Estudantes à nível de graduação,
pós-graduação, do ensino médio, bem como professores do ensino
superior e do ensino básico.
RESUMO: A
diversidade sexual tem sido pauta de várias discussões em torno de
algumas esferas institucionais nos últimos dez anos. Dentre essas
instituições encontra-se a escola que tem, dentre diversos outros
deveres, a promoção da cidadania. Este minicurso tem como objetivo
discutir a importância da construção de um ensino que verse sobre
a visibilidade e reconhecimento da diversidade sexual entre a
instituição escolar. Além de lançar mão do debate acerca da
construção sociológica da categoria de gênero e da sexualidade
que permeia as dinâmicas culturais e sociais, e, portanto, também
as escolares. Desta forma, o debate sobre o tema se torna uma forte
ferramenta para a busca da efetivação e reconhecimento das diversas
identidades sexuais, buscando promover metodologias pertinentes a
serem adotadas pelos profissionais ao abordar o tema.
Minicurso 3
TITULO:
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E EDGAR MORIN: A CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Proponente:
Francisca
Natália da Silva
Maria
de Fátima da Silva Melo
Israela
Miriam de Melo
PÚBLICO
ALVO
Comunidade
uerniana e demais interessados pela temática abordada;
Resumo:
Este minicurso tem o propósito de apresentar algumas das
principais ideias discutidas pelos autores Boaventura de Sousa Santos
e Edgar Morin. É possível realizarmos algumas aproximações entre
as ideias apresentadas pelos autores. Boaventura descreve e
problematiza as ciências exatas e o surgimento das ciências
humanas, enfatizando a valoração do conhecimento científico em
detrimento ao conhecimento popular. Discutiremos as relações entre
conhecimento científico-natural e científico-social, bem como a
relevância do conhecimento local e total. Buscaremos nas construções
do pensamento de Edgard Morin os eixos pertinentes à educação
contemporânea e a ciência, tendo como base o senso comum para
construção do pensamento científico.
Minicurso 4
TÍTULO: CIÊNCIA E
VALORES
Proponentes:
Josailton Fernandes de
Mendonça
Adan John Gomes da Silva
Público Alvo:
Professores e Estudantes das ciências naturais e humanas.
Resumo: Uma ideia
amplamente difundida afirma que a ciência não serve a nenhum valor
especifico. Neste sentido, é dito que a ciência neutra. Por outro
lado, é sabido que o modelo de ciência que se estabeleceu a partir
do século XVII tem como um dos seus fundamentos a ideia de controle,
em particular, a ideia de controle da natureza. E essa ideia está
associada ao poder que emergiu com o capitalismo, determinando a
geração e a estruturação do conhecimento científico. Neste
sentido a tese de que o conhecimento científico é axiologicamente
neutro parece ideológico. Sob essa perspectiva o mini-curso tem por
objetivo examinar e discutir três questões: 1) entendimento
científico e controle; 2) o controle subordinado a valores sociais;
3) ciência considerada livre de valores. Auxilio inestimável na
discussão destas questões será o pensamento de Thomas Kuhn e o
pensamento de Hugh Lacey.
Minicurso 5
TITULO: DAVID LE
BRETON E MICHEL FOUCAULT: DIÁLOGOS SOBRE A SOCIOLOGIA DO CORPO E A
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE
Proponentes:
Gleidson
Carlos Xavier Peixoto
Natália
de Morais Viana
Sonally
Albino da Silva
PUBLICO
ALVO
Corpo
discente da UERN e demais pessoas interessados pela temática
abordada.
Resumo: Este
minicurso tem a intenção de introduzir os ouvintes em algumas das
principais ideias discutidas pelos autores David Le Breton e Michel
Foucault em suas obras A sociologia do corpo e A História da
Sexualidade – A vontade de saber. David Le Breton sugere que as
ações que tecem a trama da vida quotidiana - das mais fúteis ou
menos concretas até aquelas que ocorrem na cena pública - envolvem
a mediação da corporeidade. Para Foucault, o sexo pertence à
regulação das populações, como na reprodução da espécie, no
planejamento familiar, no dispêndio e por todos os efeitos globais
que induz. Então, nesse sentido, é possível propormos algumas
aproximações entre as ideias dos autores que são de grande
importância no entendimento do corpo e da sexualidade humana.
Minicurso 6
TITULO: TIRANDO OS
DIREITOS HUMANOS DA GAVETA: DESAFIOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS
CONTEMPORÂNEAS
Proponentes:
Ana
Maria Morais Costa
Geovânia
da Silva Toscano
Francisco
Augusto Cruz de Araújo
PÚBLICO-ALVO:
alunos de graduação, pós-graduação, professores do ensino
básico, médio e superior de Sociologia e áreas afins, lideranças
comunitárias.
Resumo: Os
Direitos Humanos consistem nos direitos e liberdades básicos para
todos os seres humanos sem os quais as pessoas não conseguem se
desenvolver plenamente e estabelecer uma vida equilibrada em suas
comunidades. O estímulo à construção de conhecimento e espaços
de diálogo sobre esta temática se tornam relevantes diante de um
cenário de ampla lacuna entre as construções teóricas, político
e jurídica e a criação de condições reais para a sua efetivação.
Desta forma, a implementação destes debates na Universidade se
tornaram uma forte estratégia na busca pela efetivação dos
Direitos Humanos. O objetivo deste minicurso é traçar a trajetória
filosófica, histórica e social pelo qual a luta pela efetivação
dos Direitos Humanos se resguardam, discutir acerca da importância
da construção de uma cultura de valorização aos Direitos Humanos
e refletir sobre da importância deste debate na escola e na
universidade.
Minicurso 7
TITULO: EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA: OS NOVOS DESAFIOS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Proponentes:
Elaine
Carvalho de Lima
Érica
Priscilla Carvalho de Lima
Público
alvo: Estudantes de graduação e/ou pós graduação em educação
e áreas afins.
Resumo:
Nos últimos anos a Educação a Distância tem se tornado uma
modalidade de ensino bastante utilizada, já que esse novo método
pode trazer economias de escala em sua implantação se comparado ao
ensino convencional. O objetivo do minicurso é apontar alguns
fatores que possam elucidar sobre o atual estágio da Educação a
Distância no Brasil, no contexto da globalização e das inovações
tecnológicas. Como a educação é um dos temas basilares das
agendas públicas, esse minicurso se justifica pela relevância de
compreender o novo perfil educacional e apontar seus principais
desafios. A discussão sobre tal processo de expansão da EaD precisa
ser acompanhada da expansão da qualidade efetiva das instituições
que oferecem essa modalidade de ensino, de modo que possamos ter em
mente, que estamos formando cidadãos que deverão ser inseridos no
mundo atual com um maior senso crítico de sua realidade.
Minicurso
8
TÍTULO: O
CONTRATUALISMO DE THOMAS HOBBES
Proponente:
Adalberto Ximenes Leitão
Filho
Público Alvo:
Estudantes e Pesquisadores do Curso de Filosofia e afins.
Resumo: O objetivo
do curso é analisar a idéia de contrato social no pensamento
político de Thomas Hobbes. Tentaremos entender a sua relação
teórica com a justificativa do Estado e com os fundamentos balisares
deste: a noção de natureza humana, de estado de natureza, a noção
de poder político e representação política, propriedade privada,
liberdade e obediência civil. Nosso estudo poderá possibilitar
também a compreensão das interpretações clássicas do pensamento
hobbesiano, qual sejam, os pressupostos empiristas e mecanicistas, o
psicologismo implícito na fundamentação do Estado, do “homem
artificial”, e as polêmicas teses de absolutismo político, de
individualismo e de utilitarismo moral. Hobbes poder ser considerado
o maior filósofo político da idade moderna e o principal
representante do contratualismo político clássico. Por abordar os
principais temas tratados na teoria política moderna, sua filosofia
foi tomada como referência por todos os pensadores posteriores,
especialmente pelos seus críticos.
Minicurso
9
TITULO:
O SISTEMA SESMARIAL REVISADO: PERSPECTIVAS E ANÁLISES
Proponentes:
Ana
Lunara da Silva Morais
Patrícia de Oliveira
Dias
Resumo:
O presente minicurso tem
por finalidade apresentar as cartas de sesmarias como uma
possibilidade de fonte para estudos da América portuguesa, entre
1530 e 1822; o contexto histórico da implementação da Lei de
sesmarias na América portuguesa; a burocracia do sistema sesmarial;
as principais leis que regulamentavam diferentes aspectos a respeito
das sesmarias; e por fim, o banco de dados on line de
sesmarias, a Plataforma SILB (Sesmarias do Império Luso-Brasileiro),
coordenado pela prof.ª Dr.ª Carmen Alveal, do Departamento de
História da UFRN. Objetiva-se apresentar a complexidade e
ambiguidades do sistema sesmarial; as possibilidades do uso das
sesmarias para estudos da América portuguesa; as contribuições que
o banco de dados Plataforma SILB oferece acerca da política de
doações de sesmarias e de seu uso em pesquisas sobre o período
colonial. O minicurso será auxiliado por apresentação de slides,
bem como de algumas cartas de sesmarias impressas.
Minicurso
10
TITULO: ONTOLOGIA,
TÉCNICA E ARTE NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER
Proponente:
Kibson
Rodrigo Santos da Silva
Público
Alvo: estudantes de filosofia e aqueles que interessam-se pela
temática de estudos do ser, tecnologia e arte.
Resumo: O presente
minicurso pretende trabalhar aspectos da filosofia heideggeriana para
propor em nosso século uma visualização e reanalização do
pensamento de Heidegger para talvez revolucionar um antigo paradigma
sobre as questões que “germinam” na tecnologia e na arte. Como a
técnica está consideravelmente ligada a produção e levando em
conta que a própria técnica é uma forma de descobrimento e
encobrimento do ser torna-se possível continuar a investigação da
história ontológica e da interpretação desprendida, em função
da realidade e da nossa pretensão do objeto da análise (a técnica)
com seu co-pertencimento (a arte). É relevante assim pensar que
existe uma certa medida do passado que estabelece uma problemática
filosófica na contemporaneidade, e que assim constituirá o encontro
do processo de viver em contraposição a um mundo já existente.
Minicurso
11
TITULO:
PARTIDOS POLÍTICOS NO RN
Proponente:
Andrea Linhares
Público Alvo: Alunos
de graduação, pesquisadores, professores, profissionais ligados à
mídia e comunicação política e demais interessados.
Resumo: Lima
Junior (1983) introduz uma perspectiva teórica e metodológica
centrada na ênfase sobre apresentação das especificidades de cada
realidade estadual, ou subsistema partidário para compreensão do
sistema partidário nacional. Tomando em consideração a escassez de
estudos sobre o subsistema partidário do Rio Grande do Norte bem
como a importância de fornecer dados e fomentar estudos sobre
desempenho de partidos no estado, o minicurso pretende apresentar
dados relativos à dinâmica partidária ao longo de dois contextos
distintos: de 1966 a 1979 (período bipartidário) e de 1979 a 2002
(retorno ao multipartidarismo). A análise se dará com base na
apresentação de dados do TRE-RN relativos ao desempenho dos
partidos ao longo das disputas eleitorais majoritárias e
proporcionais para as vagas de governador, senador, deputado estadual
e deputado federal.
OFICINAS
Oficina 1
TITULO: ATELIÊ DE
PESQUISA
Proponentes:
Lorrainy da Cruz
Rosangela Diniz
Cavalcante
Público alvo:
estudantes de graduação e pós-graduação
Resumo: O
propósito é provocar reflexões sobre os caminhos e descaminhos da
pesquisa confluindo para pensar no artesanato intelectual frente às
problemáticas da sociedade atual. A pesquisa transita em momentos
ímpares da vida acadêmica, cujos movimentos trazem fundamentos
necessários à consolidação das profissões como produtores de
tecnologias na medida em que as demandas sociais emergem na
contemporaneidade. Somem-se a essa curiosidade, a angústia, a
inquietação, a alegria, o prazer, a dor, entre outras emoções e
sentimentos que instigam o pesquisador a buscar respostas para seus
questionamentos. É nesse contexto que propomos a pesquisa como
artesanato intelectual como senha para pensar nos desafios que a
ciência, tecnologia e educação estão expostos.
Oficina
2
TITULO: EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. FUNDAEC: UMA
EXPERIÊNCIA EXEMPLAR NA COLÔMBIA
Proponente:
Pedro Arturo Rojas Arenas
Público
alvo: Discentes e docentes dos Cursos de Economia,
Administração de Empresas, Ciências Sociais, Serviço Social,
Agronomia e Comunicação Social
Resumo: Título:
Educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Fundaec: uma experiência exemplar na Colômbia. Objetivo: a
oficina tem como objetivo avaliar a rica experiência da Fundación
para la aplicación y enseñanza de la ciência, FUNDAEC,
na Colômbia. Justificativa e relevância: conhecer experiências bem
sucedidas de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da
economia local em países da América Latina –como é o caso da
Fundaec na Colômbia- resulta de grande interesse para os
profissionais que atuam na área, seja através da pesquisa ou
projetos de extensão. Os participantes terão uma visão geral dos
princípios reitores da Fundação, das atividades e metodologia
desenvolvidas e uma resenha histórica a partir da sua criação
(1974) até nossos dias.
Oficina 3
TITULO: NOVAS
METODOLOGIAS DE ENSINO: APENDENDO A TRABALHAR COM O CORDEL
Proponentes:
Amanda Kelly Alves
Sarmento Abrantes
Gilmara Juvina Diniz
Silva
Isadora Ingrid Augusto da
Cruz
Público alvo:
Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior, Graduandos e
demais profissionais da educação interessados na temática.
Resumo: Buscando
discutir acerca da necessidade de novas metodologias para o ensino
básico, apresentaremos o cordel como uma ferramenta inovadora, que
permite trabalhar com as mais diversas temáticas de forma lúdica e
rica em conhecimentos e análise crítica. Utilizaremos, dinâmicas e
exercícios práticos, proporcionando aos partipantes maior
conhecimento das técnicas necessárias a produção e análise dos
versos que constituem os cordéis, viabilizando assim uma prática na
cosntrução de poesia rimada. Essa temática faz-se de grande
importância para a educação, sobretudo no ensino básico onde
tem-se buscado inovar em metodologias, pois pode colaborar, para a
utilização do cordel enquanto metodologia, e auxiliar na construção
de novas ideias que possam suprir a necessidade de um ensino mais
dinâmico e inovador
Oficina
4
TITULO: O USO
DE ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA PARA A VIVÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMANA
À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Proponentes:
Camila de Araújo
Elane da Silva
Moisés Henrique
Cavalcanti de Albuquerque
Público
alvo: alunos dos cursos de
licenciatura e professores.
Resumo: O
professor constrói, em sala de aula, com os alunos uma compreensão
de ser humano, já que a ação pedagógica se dá numa relação
entre sujeitos. No entanto, quando nos voltamos para a sala de aula,
percebemos que, por causa da fragmentação do saber em disciplinas e
a separação estabelecida entre razão e emoção, na qual a
primeira é superestimulada, e a segunda desvalorizada, ocorre
dificuldade de nos reconhecermos enquanto ser humano. Então,
objetivamos nesta oficina: possibilitar um espaço de reflexão sobre
a concepção de ser humano que está sendo vivenciada na sala de
aula; apontar a compreensão de condição humana à luz do
pensamento complexo como possibilidade, e sugerir estratégias que
podem ser utilizadas para vivenciá-la: o jornal impresso, o cinema e
a literatura.
Oficina 5
TITULO:
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO AMBIENTAL
Proponentes:
Elaine Carvalho de Lima
Érica Priscilla Carvalho
de Lima
Público
alvo: Estudantes de graduação e/ou pós graduação e demais
interessados sobre a temática
Resumo:
Nas últimas décadas, as questões
ambientais adquiririam importância crescente nas discussões globais
e trouxeram a tona sua relação com o modelo de desenvolvimento
urbano, sociedade e meio ambiente. O objetivo dessa oficina é
oferecer um espaço para discutir alguns delineamentos ambientais que
são de extrema importância quanto à implantação de políticas
públicas. Tal oficina se justifica pela crescente magnitude que vem
assumindo os problemas ambientais e a ausência de políticas
públicas que eliminem ou amenizem tais efeitos sobre a sociedade.
Tais políticas são essenciais pelo caráter desordenado do espaço
urbano, que cria inúmeros problemas ambientais que estão
intrinsecamente relacionados com a forma de produção destes espaços
e do modo de apropriação da natureza pela sociedade.