As datas e ordem de apresentação dos trabalhos para os GT's da Semana de Humanidades já estão disponíveis no Blog, na página de trabalhos aprovados.

Apresentação

A II Semana de Humanidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem como tema Ciência, Tecnologia e Educação: Desafios Contemporâneos.

Configura-se como uma oportunidade singular e inovadora que busca promover o debate sobre ciência, tecnologia e educação na sociedade contemporânea, a partir dos pressupostos dos diferentes campos de saber das ciências humanas. 

Na sociedade atual, a ciência e tecnologia correspondem à capacidade de produzir inovação, componente chave para o desenvolvimento das nações e das instituições. Entretanto, a capacidade de inovação está diretamente ligada às respostas que as instituições produtoras de ciência e tecnologia podem dar à educação como processo de formação do ser humano e do cidadão. No seio da teoria social, este tema ganha mais relevância quando se considera as transformações em curso, advinda da revolução tecnológica que produz uma sociedade na qual a informação e o conhecimento são considerados os principais recursos para a promoção do desenvolvimento social e humano. 

A característica principal do evento é a disposição ao diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento que compõem os Departamentos Acadêmicos e cursos de graduação e pós-graduação que integram a FAFIC. 

Assim, o evento propiciará o intercâmbio científico entre pesquisadores (professores, alunos e técnico-administrativos) da UERN e de outras instituições de ensino superior através da apresentação de sua produção científica e trocas de experiências desenvolvidas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

A II Semana de Humanidades configura-se num centro irradiador desses diálogos, algo de extrema relevância para o desenvolvimento coletivo do projeto de produção do conhecimento, de ciência e de Universidade. Para tanto, as atividades desenvolvidas buscarão aprofundar tais diálogos, através de conferências, exposições, minicursos, oficinas, grupos de trabalho, mesas de debate e encontros.